AS 10 MAIS DA SEMANA NO BLOG DO GBU







AS 10 MAIS DA SEMANA NO GBU

______________________________________________________

Celina Leão começa a preparar PP para a eleição

eleição para distrital não será nada fácil no ano que vem, muitos nomes considerados favoritos, devem ficar atentos se não quiserem amargar derrotas acachapantes, para a chamada nova geração da politica do DF.

A vice- governadora Celina Leão anda preocupada com a nominata de seu partido (PP) e já está em campo construindo entendimentos e filiando de forma silenciosa nomes considerados competitivos com vistas ás eleições para a CLDF.

Nesse  cenário essa movimentação de Celina Leão, está sendo observada de perto pelo distritais; Pepa, Daniel de Castro e Eduardo Pedrosa. Eles tem falado que não deseja se pego de surpresa com os nomes que a leoa tem buscado para federação União Progressista ( PP/ União). Não podemos esquecer que nesse grupo do PP temos ainda o ex- distrital Roney Nemer.

_________________________________________________________________

Passamani vem para distrital, falta só comunicar 

A popular Secretária de Justiça do DF, Marcela Passamani, deverá ser candidata a distrital na eleição do ano que vem. A proposta da secretária será se manter no MDB para participar do processo eleitoral com um monte de tubarão na nominata emedebista.

Até o momento Marcela Passamani se mantém calada quanto a seu futuro politico, mas em breve ela deverá reunir seu grupo politico para comunicar o desafio das urnas em 2026. O seu esposo o atual chefe da casa civil do GDF, Gustavo Rocha, estará na chapa majoritária governista na condição de vice de Celina Leão.

Nos bastidores muita gente vem alertando os atuais deputados do partido que Marcela Passamani, será um páreo duro para a CLDF.

__________________________________________________________


Os números da pesquisa deixou gente sem dormir

" Na mais recente pesquisa pré- eleitoral no DF, muita gente precisa ficar atenta aos números que não foram nada bons para boa parte da turma de mandato. Tem gente apostando demais em rede sociais e esquecendo que a eleição de distrital se ganha com muita disposição e sola de sapato. No levantamento seis distritais apareceram mal e quatro federais podem se preocuparem com a reeleição"

__________________________________________________________



Renata D'águiar observando o novo código eleitoral

" O novo código eleitoral prestes a ser votado no Senado Federal vem trazendo novidades que anda interessando a muita gente. A Subsecretária da Mulher, Renata D'águiar, anda acompanhando de perto a nova regra eleitoral para a eleição de 2026. Se aprovada a regra determina que as mulheres terão 20% das cadeiras em disputa no legislativo. A pré- candidata Renata D'águiar, sabe que isso fortalece e amplia as possibilidades dela sentar na cadeira de deputada distrital no ano que vem. Mas o trabalho social de Renata D'águiar, vem sendo significativa e pelo jeito não vai precisar muito de novas regras para alcançar a cadeira na CLDF "

______________________________________________________


A pantera cor de Rosa na ponta e liderando dentro de casa

" A deputada Jaqueline Silva andou comemorando a sua boa desenvoltura nas pesquisas de intenções de votos para distrital, que trouxe ela em posição de destaque entre os 24 parlamentares e liderando entre seus colegas de partido (MDB). Um cacique politico do DF andou falando que o rendimento de Jaqueline Silva dessa vez surpreendeu em virtude da quantidade de cidades que a parlamentar foi citada nas últimas três pesquisas. Em resumo a distrital vem crescendo no momento certo. Em Santa Maria ela amplia dia á dia"

_______________________________________

    



Decisão do Senado traz Arruda de volta ao jogo

O Senado Federal aprovou na tarde dessa terça-feira (2/9), o projeto de Lei Complementar (PLP) 192/2023,que muda as regras atuais e definem a unificação dos prazos da inelegibilidade, sem desfigurar de forma substancial a Lei da Ficha Limpa.. O parecer teve 50 votos favoráveis e 24 contrários, em resumo a decisão do Senado Federal, seguirá para a sanção do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

ARRUDA DE VOLTA AO JOGO

O ex- governador José Roberto Arruda, que andava afastado da vida pública há 15 anos, com a decisão do Senado Federal, dessa terça-feira (2/9), traz Arruda ao cenário politico e livre para disputar a eleição de 2026 a qualquer cargo que deseje colocar seu nome ao desejo popular.

________________________________________________________________

PESQUISA EXPONTANEA MOSTRA QUE 74% DO ELEITOR NÃO SE DECIDIU AINDA  PARA O GDF

O ano pré-eleitoral tem mostrado que os futuros candidatos a cargos eletivos terão que se desdobrar para conseguir convencer o eleitorado do DF a fazer as suas escolhas politicas. No mais recente levantamento do Instituto Paraná Pesquisa, realizado entre os dias 23 e 27/8, com 1510 eleitores,  pelo menos 74% dos entrevistados se mostraram sem muita confiança para indicar um nome para a disputa ao governo do DF a quase um ano da eleição.

O ambiente politico de polarização deve ser um dos motivos desse número elevado de eleitores sem definição no levantamento espontâneo para o GDF. Em resumo, nada está definido na briga eleitoral de 2026 e a vice- governadora Celina Leão, lidera nesse mais recente levantamento.

Redação



Gilvan Máximo quer voltar para o mesmo lugar de onde o tiraram

" O ex- deputado Gilvan Máximo decidiu que estará na briga eleitoral do ano que vem  e buscará a cadeira de deputado federal com o mesmo entusiasmo de antes. A bandeira principal do ex- parlamentar vem sendo a defesa do consumidor e os projetos iniciados através de suas emendas nas áreas da saúde, tecnologia e apoio social"

____________________________________________________________



Pedro Oliveira avança no social e está pronto para a disputa federal

" O jovem Pedro Oliveira deverá fortalecer sua pré- candidatura a federal em 2026, com agendas nesse segundo semestre em outras regiões fora de sua base eleitoral. Defensor da geração de emprego, qualificação profissional e oportunidades a quem de fato precisa do estado, Pedro Oliveira, tem mantido contato direto com a comunidade e se mantem focado em projetos sociais que atendem os mais vulneráveis. Está no caminho certo, cuidando das pessoas"

__________________________________________________________________


Daniel Radar é prestigiado em almoço 

" O almoço com aliados do pré- candidato Daniel Radar, movimentou a cidade de Santa Maria e mostrou que o jovem pré- candidato anda cada vez mais forte com vistas a seu projeto de garantir uma cadeira no parlamento distrital em 2026. Prestigiaram o encontro a senadora Damares Alves, considerada a “mãe política” de Radar; a vice-governadora Celina Leão; o ex-governador e presidente do PSD-DF, Paulo Octávio; o senador Izalci Lucas; e a deputada federal Bia Kicis, presidente do PL-DF. Também marcaram presença o ex-presidente do Republicanos-DF, Wanderley Tavares; o presidente do Podemos-DF e secretário do Entorno, Cristian Viana; o secretário nacional do Podemos, Luiz França; o presidente do PRD/Solidariedade-DF, Lucas Kontoyanis; e o presidente do Partido Novo-DF, Thiago Cianni. Além deles, estiveram presentes o presidente do TCDF, Manoel Andrade; Irio De Pierre, representando o secretário de Governo José Humberto (MDB); e Omézio Pontes, chefe de gabinete da deputada distrital Paula Belmonte."

__________________________________________________________


Administradora quer agir, conhecendo como pensa a população

" A administradora de Brazlândia, Luciana Lima, que tem uma gestão aprovada pela comunidade, vem trabalhando para a realização de uma pesquisa exclusiva para a cidade com objetivo de conhecer o que anda reivindicando  a população nos quatro cantos da região. Aliada do distrital Iolando, Luciana Lima, também espera conhecer o cenário politico exatamente á um ano da eleição. Em resumo, a administradora quer uma visão geral da realidade da cidade que ela administra. Certíssima!"

______________________________________________________


Ibaneis sabe que o jogo do senado será pesado

 " O governador Ibaneis Rocha anda tranquilo demais para quem vai enfrentar dois candidatos fortes da esquerda e mais três do campo da direita na disputa por apenas duas vagas ao Senado Federal. Como os bastidores dar como certa a eleição da ex- primeira dama Michelle Bolsonaro, na verdade o desafio do chefe do executivo será brigar por uma cadeira com nomes como; Bia Kicis, Sebastião Coelho, Leila Barros e Erika Kokay. Está chegando a hora de separar os homens dos meninos"

__________________________________________________________



Eita! pesquisa que está dando dor de cabeça

" A pesquisa mais recente tem mostrado que nada está decidido, diga-se de passagem para nenhum cargo que estará em disputa no ano que vem. Para a CLDF nomes surgem á cada dia para destronar os atuais distritais. E não podemos negar que tem muitos "favoritos" para a reeleição que foram esquecidos pelo eleitorado no levantamento dentro da cidades. Na briga federal três apareceram com chances de reeleição, enquanto o restante terá que trabalhar muito para não passarem vergonha na abertura das urnas."

_____________________________________________________________



Fazer cinco distritais? Por enquanto só em sonho...

"Alguns caciques partidários andam exagerando na estimativa de suas legendas quando o assunto é número de deputados distritais eleitos para 2026. Na matemática real do momento politico do DF é quase que impossível um partido ou mesmo uma federação eleger cinco distritais na eleição do ano que vem. Então fiquem atentos para os exageros na hora de escolher um partido para vir para a disputa eleitoral. diferencie o sonho da realidade dessa turma...

______________________________________________________________

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (4), aponta que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), são os preferidos na disputa ao Senado em 2026.

No cenário espontâneo, onde os entrevistados apontam em quem querem votar, sem que o instituto liste nomes, Ibaneis aparece em primeiro lugar com 3,6% da intenção de votos.

Michelle aparece na segunda posição com 1,5%; seguido pela senadora Leila do Vôlei (PDT) com 0,8% e a senadora Damares Alves (Rep-DF) com 0,7%. Veja abaixo todos os nomes citados pela população: 

Estimulada

Em um cenário estimulado, onde cada entrevistado poderia citar até dois candidatos, Michelle lidera com 36% da intenção dos votos; seguido por Ibaneis com 35,6%. Leila aparece com 25,4% e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) com 22,8%.

Entre outros nomes que aparecem na sequência estão: o deputado federal Fred Linhares (Rep-DF), com 22,1%; o desembargador aposentado, Sebastião Coelho (Novo) com 8,1%, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), com 7,7% e a vice-presidente do PT-DF, Rosilene Corrêa, com 4%.

Não souberam ou não responderam: 3,8% e disseram votar em nenhum, branco ou nulo, 7,5%. Veja abaixo: 

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pessoais, entre os dias 23 e 27 de agosto. Foi utilizada uma amostra de 1.510 eleitores, com grau de confiança de 95,0% e margem de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.

____________________________________________________

Postar um comentário

0 Comentários