Vice-Governadora telefonou sexta-feira (13) ao Ministro da Defesa, José Mucio

Na última sexta-feira (13), a Vice-Governadora do Distrito Federal, Celina Leão, tomou a frente e fez contato com direto com o ministro da Defesa, José Mucio, e cobrou apoio urgente para garantir o retorno seguro dos servidores do GDF que estão em missão oficial em Israel, diante do conflito entre Israel e Irã e do fechamento do espaço aéreo internacional.
O grupo, que inclui secretários do GDF responsáveis por áreas como ciência, tecnologia e inovação, agricultura e assistência social, estava em Tel Aviv participando de atividades de cooperação com o governo israelense. Após ataques com mísseis na madrugada de sexta, os integrantes do grupo tiveram de se abrigar em bankers do hotel onde estavam hospedados.
Entre os integrantes estão:
- Marco Antônio Costa (Tecnologia e Inovação);
- Ana Paula Marra ( Desenvolvimento Social);
- Rafael Bueno (Agricultura e Abastecimento);
- José Eduardo Pereira Filho (Consórcio Brasil Central).
Celina afirmou que não obteve contato oficial do Itamaraty com os servidores, o que a motivou a acionar o Ministério da Defesa. “Até liguei para o ministro Múcio ontem. Pedi uma intervenção dele no Itamaraty, pelos brasileiros que estão lá”, afirmou a vice-governadora.
Em resposta ao telefonema, José Múcio “teve a gentileza de ligar para a nossa comitiva, para deixar claro que as nossas autoridades federais estão atentas” à situação, oferecendo apoio enquanto aguardam a reabertura do espaço aéreo.
Somente após a entrevista de Celina, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota informando que ja fez contato com as comitivas brasileiras para uma tentativa de saída pela Jordânia
O grupo ainda não tem previsão de retorno. Não há sinal concreto de evacuação ou voo de repatriação organizado pelo governo.
A iniciativa de Celina destacou o compromisso local frente à do governo Lula na crise em Israel, o Governo do Distrito Federal segue atento e acompanhando de perto a situação dos servidores e o desenrolar da crise, reafirmando sempre seu compromisso com a integridade física e proteção de todos os brasileiros no exterior.
0 Comentários