AS 20 MAIS DA POLÍTICA DO DF & ENTORNO

 AS 20 MAIS DA POLÍTICA DO DF & ENTORNO


 

Por  DAMIÃO MIGUEL 


●●●●●●●●●●●



Distrital Iolando comemora aniversário em familia e com amigos  

"O deputado distrital Iolando fez aniversário no último dia 25/11 na churrascaria búfalo bil por lá passaram mais de 500 pessoas entre o  almoço de comemoração e  as passagens de algumas figuras políticas para dar o abraço ao parlamentar. O Secretário da Pessoa com Deficiência,  Flávio Pereira, fez questão de abraçar seu parceiro Iolando.  O Presidente da Câmara Legislativa,  Wellington Luiz e o Secretário de Governo, Jose Humberto, também passaram no almoço e fizeram até  discurso de felicitações"

●●●●



Se Ibaneis não vir para o Senado, Reguffe ressurge

" Os comentários de que o governador Ibaneis Rocha irar concluir seu mandato e não aceitaria disputar a eleição para Senador da República, deixou o ambiente político em pânico e observando o que mudaria no cenário caso se confirme as especulações. Um dos nomes que certamente vai ressurgir será o do ex-Senador Reguffe, que em todas as pesquisas de intenções de voto para o senado em posição destacada. Vale lembrar que uma possível desistência de Ibaneis Rocha poderá trazer nomes como; Rafael Prudente,  Paula Belmonte e Paulo Octávio para a disputa da cadeira de senador em 2026"

●●●●



Para distrital é a orientação que André Kubitscheck vem recebendo 

"O jovem empresário, André Kubitscheck ( na foto com PO),  vem fazendo seu trabalho e construindo relações com vistas a eleição de 2026. Quem anda com ele em reuniões, tem sentido o filho de Paulo Octávio cada vez mais preparado para chegar ao poder. A única dúvida que gira a mente do empresário é em qual direção ele deve seguir em 2026 ; Câmara Legislativa ou Congresso Nacional? Na bolsa de apostas os aliados acreditam que começar pela a CLDF seria o mais viável para o início de uma carreira política. Será se ele ainda tem dúvida disso?"

●●●●



 Daniel Donizet e Jaqueline Silva juntos?

" O deputado distrital Daniel Donizet já anda dando sinalizações que pretende buscar uma cadeira no parlamento federal em 2026. Considerado o maior defensor da causa animal no DF, ele acredita que a sua bandeira precisa ser debatida com mais ênfase a nível de Brasil. Então não será nenhuma surpresa se em 2026 surgir a dobradinha Daniel Donizet/ Jaqueline Silva lá pelo os lados de Gama e Santa Maria"

●●●●



Na pesquisa Jane Klebia precisa observar mais o Paranoá 

" Em uma pesquisa que circula os corredores do poder, na região do Paranoá a distrital Jane Klebia que apadrinha a cidade, parece que ainda não deu liga as ações políticas do seu grupo de correlegionarios que comandam administrativamente a cidade. Algo observado por lideranças da região é que nem mesmo o grupo da parlamentar compartilham suas ações em defesa da cidade que ela apadrinha. Deve ser por isso que a parlamentar vem sendo pouco lembrada na avaliação popular. Já dizia o velho guerreiro Chacrinha;" Quem não se comunica se estrumbica "
●●●●



Tabanes não para e vira pareo duro para 2026

" O segundo suplente do MDB e ex-deputado distrital Tabanez,  anda em plena movimentação social nos quatro cantos do DF e  com iniciativas pelo o 'Instituto Incide' melhorando a visão de muita gente. Com o projeto 'Visão para todos' onde leva atendimento oftalmológico de forma gratuita aos que mais precisam. O ex-deputado distrital Tabanez vem se organizando para deixar essa segunda suplência que insiste em le acompanhar . Os aliados apostam que de 2026 não passa"

●●●●


Rafael Prudente em "lua de mel"

" O deputado federal Rafael Prudente anda sorrindo a toa com as últimas pesquisas de avaliação. O parlamentar do MDB fechará 2023 em "lua de mel" com a comunidade depois de saber que vem sendo lembrado de forma muito positiva por sua atuação no parlamento federal e nas intenções de voto para o GDF. Não podemos esquecer que Rafael Prudente comanda a bancada federal e sob sua orientação os recursos da União para investimentos  no DF em 2024 será  de R$ 316 milhões indicados pela a bancada. Na proposta o deputado Prudente declarou obras como a construção de escolas e creches; os Hospitais de São Sebastião e Guará; a duplicação da BR 080, que liga Taguatinga à Brazlândia e o Programa Renova DF, serão beneficiados com recursos da união no ano que vem. Com tudo isso o deputado tem razão de comemorar"

●●●●
 


O silêncio do articulador 

" Quem anda sumido é o ex-vice governador Tadeu Filippelli, que mesmo em sintonia com o governador Ibaneis Rocha, dentro da gestão atual não tem o espaço desejado. Considerado um dos maiores articuladores da política do DF, costuma-se dizer que o silêncio do bom articulador é sinal de novidades no futuro. Nos bastidores os comentários são que Ibaneis Rocha conversará com Filippelli antes do final do ano. Isso quer dizer que vem novidades por ai em 2024"

●●●●



Ibaneis observando todos os cenários 

" O governador Ibaneis Rocha decidiu que em 2023 não vai falar de sucessão e muito menos do seu futuro politico com vistas a 2026. O chefe do executivo sabe que caso decida conduzir sua sucessão na cadeira de comando, certamente terá muita dor de cabeça para administrar o jogo de vaidades e o velho conhecido "fogo amigo" entre os aliados. Agora, se Ibaneis Rocha decidir buscar uma cadeira para o Senado, podemos dizer que será cada um por si e Deus por todos"

●●●●



Guará feliz com Dayse Amarilio 

" Quem anda de bem com a vida na região do Guará é a deputada distrital Dayse Amarilio, que tem destinado suas emendas para sua base eleitoral e tem a simpatia do administrador regional da cidade, Artur Nogueira. A parlamentar certamente anda reavaliando sua situação partidária com vistas a 2026. Pelo menos duas legendas tem sinalizado interesse na distrital pensando na eleição distrital daqui a três anos. Entre os aliados de Dayse Amarilio tem gente que defende a mudança na abertura da janela partidária "

●●●●


Pablo Valente quer fazer frente a Hermeto

" Com tempo de sobra para articular sua pré-candidatura a distrital. O ex-administrador regional da Candangolândia,  Pablo Valente, não esconde a decepção com seu ex-padrinho politico que decidiu le tirar da administração regional ao ouvir fofocas a seu respeito. Decidido em enfrentar Hermeto nas urnas em 2026, Pablo Valente,  tem conversado com lideranças da zonal 10 que se acham desprestigiadas pelo o parlamentar do MDB. Em resumo não se pode negar que Pablo Valente é  disposto, de boa conversa e será uma pedra no sapato de Hermeto com certeza"

●●●●


A competência que incomoda a oposição 

" A chefe de gabinete da administração de Brazlândia,  Valdinéia de Carvalho,  tem sido alvo constante das mentiras e ataques da oposição dentro da cidade. A raiva dos preguiçosos e das "lideranças de WhatsApp" anda tão grande que depois de um golpista induzir a servidora da administração a cometer um erro e trazer transtornos para algumas pessoas de forma involuntária, oposicionistas decidiram duvidar da índole de Valdinéia de Carvalho.  Para a tristeza das  "lideranças sem liderados" a chefe de gabinete comunicou o fato a polícia civil e o caso já está sendo investigado por autoridades policiais. Segundo uma fonte o golpista já foi identificado e tem uma ficha corrida de crimes nesse mesmo formato"

●●●●


Paula Belmonte preocupada com os indivídados e o poder de compra

" A deputada distrital Paula Belmonte sabe que o momento econômico não anda bem para muita gente, exemplo dos indivídados do BRB. A parlamentar defende entendimentos entre a instituição bancária e os servidores em situação financeira crítica.  Na questão política a distrital tem feito uma oposição responsável e respeitosa a gestão Ibaneis Rocha.  Com vistas a 2026 a parlamentar deseja disputar o comando do GDF ou mesmo uma das duas cadeiras ao Senado Federal "

●●●●



Nadando de braçadas em Taguatinga 

" O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, deve fechar o ano de 2023 com mais de 50% de aprovação no comando da cidade. Considerado um gestor atuante e participativo, Renato Andrade, vem ganhando de forma significativa musculatura para retornar a Câmara Legislativa em 2026. Segundo uma fonte o nome de Andrade em uma pesquisa interna na região, aparece na frente do deputado da cidade"
●●●●



2024 será movimentado nas articulações 

" A vice-governadora do DF, Celina leão, vem sendo cobrada por alguns aliados para consolidar seu nome em 2024 como único nome do grupo governista na sucessão de Ibaneis Rocha.  A preocupação dos aliados da leoa é que será necessária muita articulação para não dar espaços no surgimento de novos nomes no grupo governista, embora eles entendam que em política tudo pode mudar de um dia para o outro. Principalmente se Ibaneis Rocha decidir não concorrer ao Senado Federal, com isso, tirando o poder da caneta das mãos de Celina Leão no ano eleitoral. Mas tem gente afirmando que Celina Leão já está preparada para esse cenário"

●●●●



A dupla dinâmica da duplicação da BR-080 

" Os deputados Iolando e  Rafael Prudente resolveram se juntar para trabalharem de forma conjunta em busca do sonho da comunidade de Brazlândia.  A duplicação da BR-080 virou uma realidade. E sem a parceria dessa dupla com o governador Ibaneis Rocha dificilmente essa importante obra sairia do papel. Os impostos da população do DF serão empregados pelo o governo Lula na obra sugerida pelo o deputado Iolando para o PAC e defendida pelo o deputado federal Rafael Prudente e o governador Ibaneis Rocha "

●●●●



Aliados do ex- prefeito Claudiênio começam a abandonar o barco para apoiar Joseleide 

" A mais recente pesquisa Exata  mostrou o atual Prefeito de Padre Bernardo, Joseleide Lázaro, em ampla vantagem com vistas a reeleição em 2024. Os números veio como um balde de água fria dentro do grupo político do ex-prefeito Professor Claudiênio. Uma decisão judicial ampliou ainda mais o desânimo entre aliados do ex-prefeito que já sentiu o golpe e anda sem muito entusiasmo. Nesse último final de semana o Prefeito Joseleide Lázaro recebeu visitas e ligações de aliados de Claudiênio para uma conversa futura. Pelo menos seis aliados do ex-prefeito devem pular do barco antes do afogamento coletivo. Até porque esse Titanic tem data e hora para afundar "

●●●●




Distrital Eduardo Pedrosa e a luta pelo hospital para pessoas com doenças raras

" O deputado distrital Eduardo Pedrosa anda de forma incansável em busca de realizar um sonho para as pessoas com doenças raras do DF e Entorno. A proposta de um Centro de Referência para tratamento das pessoas com doenças raras iria facilitar a vida de muitas famílias que sofrem com a falta de um tratamento específico na rede pública de saúde. O parlamentar avançou nas discussões e tem a promessa do governo na realização da proposta. Sem esquecer que Eduardo Pedrosa tem feito um trabalho em defesa das pessoas vítimas do câncer. Quando se quer trabalhar tem jeito!"

●●●●



Pezão se movimenta, falta decidir o cargo 

" O competente Secretário de Governo do DF,  José Humberto, anda em plena movimentação politica com total liberdade. Nos eventos do governo, Pezão como é conhecido, vem sendo abraçado e festejado por lideranças comunitárias de todas as regiões.  No lançamento da obra da BR-080 em Brazlândia, José Humberto, só perdeu em abraços da comunidade para o governador Ibaneis Rocha e o distrital da região Iolando Almeida.  Os personagens politicos dos bastidores andam se perguntando.  Afinal, a qual cargo Pezão pretende ou poderá concorrer em 2026?. Com a palavra Zé Humberto"

●●●●



São Sebastião: O confronto dos Rogérios em 2026

" O deputado distrital Rogério Morro da Cruz tem observado com muita atenção as movimentações do  seu principal oponente com vistas as eleições de 2026. O ex-deputado distrital Rogério  Ulisses não tem poupado críticas a Morro da Cruz e transformou suas redes sociais em uma linha de comunicação diária mostrando as omissões do parlamentar de São Sebastião. Enquanto Rogério Ulisses critica o distrital  Morro da Cruz  vem declarando que o momento é de trabalhar e falar pouco" 

●●●●




Mayara Noronha vira nome forte para federal

" O trabalho desenvolvido pela a primeira dama do DF, Mayara Noronha, tem sido citado nos bastidores como um caminho natural para uma disputa a Câmara Federal em 2026. Com habilidade e muito jogo de cintura a primeira dama foge do assunto e salienta que tudo a seu tempo. Uma coisa é certa, se Ibaneis Rocha não vir para a disputa ao Senado Federal, Mayara Noronha,  certamente será nome certo nas proximas eleições. Para federal é claro!"

●●●●●●●●



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem