
Na volta à rotina, depois das festas de fim de ano, nada melhor do que recorrer a uma alternativa natural para se recuperar dos excessos típicos do período. É nesse cenário que entra o chá de gengibre com limão, uma opção simples, gostosa e eficaz para a saúde, quando preparada da forma correta.
Quando combinados, os dois ingredientes oferecem diversos benefícios através de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. As vantagens vão da melhora na imunidade até o auxílio no processo de emagrecimento.
Para fazer o efeito desejado, a infusão deve ser combinada com atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada.
5 benefícios do chá de gengibre com limão
Fortalece a imunidade
O ferro e o fósforo presentes no gengibre e a vitamina C contida no limão agem em conjunto e fortalecem o sistema imunológico do organismo, deixando-o mais preparado para combater possíveis ameaças, como infecções por vírus e bactérias.
Combate inflamações
Com o fortalecimento do sistema imunológico, o corpo naturalmente se torna mais resistente a inflamações e infecções, como gripes e resfriados. As células do corpo ficam mais protegidas e ajudam o indivíduo a ficar menos vulnerável a doenças.
“Além de ser termogênico, o gengibre possui propriedades analgésicas, anticoagulantes, antibactericidas, antioxidantes, anti-inflamatórias, antieméticas (contra vômitos), desintoxicantes, digestivas, diuréticas e vasodilatadoras”, aponta a nutricionista Letícia Lenzi, de Santa Catarina.
Melhora a digestão
O chá é uma boa alternativa após o consumo de comidas pesadas, visto que o limão ajuda na quebra de alimentos, aliviando possíveis inchaços. Além disso, os compostos presentes nos ingredientes estimulam as enzimas digestivas e aceleram o esvaziamento do estômago. O processo reduz as chances de gases e náuseas.
Desintoxica o corpo
Através de ações diuréticas, antioxidantes e digestivas, a bebida auxilia na eliminação de toxinas e resíduos prejudiciais ao organismo por meio da urina e do intestino. A saída dos componentes pouco vantajosos ajuda a melhorar o trabalho dos órgãos.
Ajuda no emagrecimento
Após exagerar nas festas de fim de ano, a infusão é uma boa opção para auxiliar a perda de alguns quilinhos. Enquanto o gengibre tem propriedades termogênicas, ajudando a acelerar o metabolismo e fazer o corpo gastar mais energia, o limão assiste o organismo a se desintoxicar.
Como preparar a infusão
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 2 limões;
- Cerca de 3 gramas de gengibre ralado ou em pó.
Modo de preparo:
Coloque o gengibre em uma panela e deixe ferver por 8 a 10 minutos. Desligue o fogo e tampe a panela. Antes de beber, adicione o limão, visto que aquecimento do suco da fruta pode reduzir a ação da vitamina C. Caso queira adoçar, é recomendável utilizar mel.
Contraindicações do chá de gengibre com limão
Quanto às contraindicações, não há nenhum grupo proibido de consumir o chá. No entanto, grávidas, hipertensos ou pacientes com inflamações na garganta ou no estômago devem consumir a bebida com moderação.
“O gengibre pode ter efeitos tanto na redução quanto no aumento da pressão arterial. Em algumas pessoas, o uso regular acaba causando irritação intestinal devido a ação estimulante. Gestantes, mulheres que estão amamentando e indivíduos alérgicos ao gengibre também devem evitá-lo”, explica a nutricionista Rayanne Marques, que atende na Clínica Aesthesis, em Brasília.
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/nutricionistas-contam-5-beneficios-do-cha-de-gengibre-com-limao/?fsp_sid=244518
0 Comentários