AS 20 ÚLTIMAS DA POLITICA DO DF & ENTORNO - FECHANDO 2025



ÁS 20 MAIS DA POLITICA DO DF & ENTORNO

As eleições de 2026 no Distrito Federal prometem um cenário de intensa movimentação política, com nomes de peso do atual governo e da oposição buscando espaços no GDF, Senado e nas câmaras legislativas.


Tendências e Alianças  - Polarização Nacional no DF

"O cenário nacional (Lula vs. Bolsonarismo) continuará influenciando as alianças locais, especialmente na disputa pelo Senado, onde Michelle Bolsonaro é frequentemente citada como possível candidata. e poderá fechar uma dobradinha com a deputada Bia Kicis do mesmo partido. No campo governista Ibaneis segue para  desincompatibilizar-se em busca de uma das cadeiras. No retrovisor dele começou aparecer a Senadora Leila Barros , deputada Erika Kokay sem esquecer de Sebastião Coelho e Vicenzo"

___________________________________________________________________


E as chances de um segundo turno entre Arruda e Celina

"Essa é uma análise que mexe bastante com o cenário político do Distrito Federal. A possibilidade de um segundo turno entre José Roberto Arruda e Celina Leão coloca frente a frente duas forças políticas com perfis muito distintos, mas que compartilham bases eleitorais próximas. O "Recall" de Arruda:  Arruda ainda mantém um capital político muito forte, especialmente nas cidades satélites e entre a população que recorda suas grandes obras de infraestrutura. Ele entra no jogo com um voto consolidado. A Máquina de Celina Leão: Como atual vice-governadora (e tendo assumido o governo em momentos críticos), Celina possui a "caneta" e o apoio da estrutura atual do GDF. Ela tem trabalhado intensamente sua imagem como a sucessora natural de Ibaneis Rocha, buscando herdar sua aprovação. Em abril a vice vira titular da caneta e terá a missão de deixar a sua marca "

___________________________________________________________________


Uma salada de nomes para federal

"As 8 vagas do DF no Congresso Nacional são sempre disputadas por nomes com grande Recall eleitoral. Espera-se que 2026 tenha recorde de candidatos vindos da máquina pública do GDF e outros oriundos da classe empresarial. Os mais otimistas acreditam que a renovação em 2026 poderá passar dos 50%"

___________________________________________________________________


Analistas apostam que Reguffe vem batido para federal

"A análise do cenário político atual indica que o nome de Reguffe, carrega, de fato, um peso significativo para as eleições de 2026, com potencial para uma votação expressiva tanto para a Câmara dos Deputados quanto para cargos majoritários. Reguffe detém marcas históricas que comprovam seu "recall" eleitoral no Distrito Federal: Foi o candidato proporcionalmente mais votado do Brasil, com cerca de 18,9% dos votos válidos no DF,  eleito Senador com mais de 57% dos votos, superando a soma de todos os seus adversários na época e sua base eleitoral é consolidada na classe média brasiliense, que valoriza o discurso de austeridade e independência partidária. Os analistas de plantão apostam que uma cadeira para federal será de Reguffe"

_________________________________________________________


Rafael Prudente a passos largos para reeleição

"Ex-presidente da CLDF e atual Deputado Federal, Prudente mantém uma base sólida no Distrito Federal, especialmente entre servidores e o setor produtivo.  Rafael é frequentemente citado em pesquisas para o GDF ou Senado, embora a tendência atual seja buscar a reeleição para a Câmara Federal ou uma vaga majoritária caso o grupo precise de alternativa. Tem demonstrado alinhamento com Ibaneis, sendo um dos pilares para manter a coesão do MDB no DF.

___________________________________________________________________



Marcela Passamani vira a força feminina no MDB

 "Secretária de Justiça e Cidadania (Sejus), Passamani consolidou programas sociais de destaque, como o "Sua Vida Vale Muito". É cotada para disputar uma vaga de Deputada Federal ou, estrategicamente, migrar para a CLDF para fortalecer a representação feminina do partido. Como presidente do MDB Mulher DF, ela foca na ampliação da participação feminina na política para o pleito de 2026. Marcela Passamani é um nome a ser observado ano que vem"

___________________________________________________________________


Ibaneis segue como um dos favoritos ao Senado Federal

 "O governador Ibaneis Rocha é tido como um dos nomes mais fortes para uma das duas vagas ao Senado Federal em 2026, possivelmente em uma chapa de união com forças de direita e centro. Diferente de 2022, em 2026 os brasilienses elegerão dois senadores, o que abre espaço para chapas com nomes variados. Nas bolsas de apostas a indicação é que o favoritismo de hoje poderá mudar dependendo dos acontecimentos ao longo do ano eleitoral. Aliados do governador tem dito que todo cuidado é pouco"

_______________________________________________________________

 

       

Reeleição: Iolando avança com obras garantidas depois de décadas de espera

"O deputado distrital Iolando (MDB) consolidou em 2025 sua atuação focada em infraestrutura histórica para Brazlândia e direitos da Pessoa com Deficiência (PcDs). Com a participação de Iolando a região de Brazlândia ganhou obras sonhadas há mais de quarenta anos, como; Asfalto novo na DF 180 ( liga Incra 8/ Ceilândia), Asfalto da DF -220 ( que liga BR -080 á DF 001) , UBS nas áreas rurais, ampliação e reforma do hospital regional, asfalto na VC 541 ( liga Brazlândia/ Águas Lindas) e a tão desejada duplicação da BR -080 está em pleno vapor. Em resumo, Iolando fecha o ano bem avaliado para a reeleição"
________________________________________________________________ 

 Disputa para federal terá migração de distritais

" A Câmara Legislativa deve ver uma migração de alguns distritais experientes tentando o salto para a Câmara Federal, abrindo caminho para lideranças de comunidades e secretários de estado. No campo da esquerda podemos ter o nome do distrital mais votado da história da CLDF, Fábio Felix, na disputa federal e no campo mais a direita conservadora o distrital Thiago Manzoni. A verdade é que a briga para federal será a mais disputada do DF. Mas posso arriscar num palpite que Felix poderá está entre os oito eleitos em 2026"

__________________________________________________________


Zé Humberto anda decidido para a disputa eleitoral

"Atual Secretário de Governo, é visto como o braço direito de Ibaneis na execução de obras e articulação com as Administrações Regionais. Em março de 2025, Zé Humberto filiou-se ao MDB com o anúncio público de que disputará uma vaga de Deputado Federal. Sua candidatura é estratégica para o MDB, visando garantir uma bancada forte para apoiar um eventual governo de Celina Leão. Após anos nos bastidores, ele obteve o aval familiar e o suporte do "núcleo duro" do governo para entrar na linha de frente eleitoral. A decisão de Pezão só será conhecida no prazo limite do processo eleitoral"

_______________________________________________________________________________



Causa animal deseja uma cadeira na Câmara Federal

"O cenário político para Daniel Donizet em uma eventual disputa para Deputado Federal pelo Distrito Federal é, de fato, um ponto de análise interessante entre especialistas e eleitores. A "causa animal" deixou de ser um nicho para se tornar um movimento com alto poder de mobilização e fidelidade.  Diferente de candidatos que tentam falar sobre "tudo", Donizet foca quase exclusivamente na proteção animal. Esse tipo de pauta gera uma conexão emocional forte. Eleitores que se identificam com a causa tendem a ser multiplicadores de votos, fazendo campanha voluntária nas redes sociais e em grupos de proteção. Donizet já possui uma estrutura montada e um histórico de leis e emendas voltadas para o setor (como o Hospital Veterinário Público). Para uma eleição federal, a base que ele construiu na Câmara Legislativa serve como um "trampolim". A verdade é que Daniel Donizet poderá ser a grande surpresa do MDB na disputa federal"

_____________________________________________________________


Renata D'Águiar vira aposta real para CLDF

"A subsecretária da Mulher no DF, Renata D'Águiar , tem apoio do Instituto "Reciclando o Futuro", tem um trabalho capitalizado em diversas regiões administrativas, com foco em vulnerabilidade social. Teve uma votação expressiva para Deputada Distrital em 2022 (mais de 11 mil votos), o que a coloca como uma das favoritas para conquistar uma cadeira na CLDF em 2026. Nas questões partidárias o deputado Júlio Cesar tem trabalhado para levar Renata para o Republicanos, mas a sua movimentação mostra a preocupação apenas na sua reeleição. Por isso cabe analisar todos os cenários até o prazo final"



Pesquisas viram prato cheio para MEMES 

"Parece que você está acompanhando o burburinho político do Distrito Federal! No DF, o cenário de pesquisas costuma ser um "campo de batalha" bem peculiar, e existem alguns motivos para os levantamentos estarem gerando memes e piadas ultimamente: A "Guerra de Números" É comum aparecerem pesquisas simultâneas com resultados opostos. Enquanto uma mostra um candidato disparado, outra (feita na mesma semana) coloca o adversário na frente ou em empate técnico. Essa falta de consenso vira prato cheio para o deboche. Metodologias Questionáveis: Às vezes, o que circula não é uma pesquisa registrada no TRE, mas sim "enquetes" de Instagram ou sites de notícias que não têm valor científico, mas que os grupos políticos tentam vender como se fossem oficiais. A guerra dos números vai até o dia da eleição"

___________________________________________________


Hermeto fecha com chave de ouro na PM e na Zonal 10
"O Deputado Distrital Hermeto anda feliz da vida com a sua atuação nesse ano de 2025, além de liderar o aumento da PM junto ao governo federal. Este mês de dezembro, a convocação do CFP XII da PMDF foi publicada, um feito celebrado por Hermeto como consolidação de sua atuação na defesa da tropa. Outra noticia que animou Hermeto foi a sua liderança sólida em todas as pesquisas na zonal 10. E para completar o ano do emedebista o Flamengo foi campeão brasileiro e da Libertadores"
________________________________________________________


Federação: Quatro favoritos para três vagas na avaliação da maioria
"A eleição para a CLDF ano que vem, deverá ser uma das mais disputadas da história politica do DF. Essa razão fortalece a narrativa que a federação União Progressista ( União Brasil/ PP) poderá encontrar dificuldades para eleger os quatro tubarões da federação; Eduardo Pedrosa, Pepa, Daniel de Castro e Roney Nemer. A questão de quem ficará de fora entre os quatro nomes mencionados  não tem uma resposta definitiva, pois a definição final da chapa de candidatos a distritais pela federação União Brasil e PP no Distrito Federal ainda está em aberto e é objeto de intensa disputa interna. Os quatro pré- candidatos são considerados nomes fortes e a federação tem "muitos favoritos para pouca vaga" na nominata para a CLDF, o que torna a briga interna acirrada".


Eleger quatro distritais é uma missão possivel?

"Essa percepção de que eleger quatro deputados distritais é uma "missão quase impossível" em 2026 faz todo sentido quando olhamos para a combinação explosiva de regras eleitorais mais rígidas e a fragmentação histórica do Distrito Federal. Para um partido (ou federação) colocar quatro nomes na Câmara Legislativa (CLDF), ele precisa de uma "engenharia política" perfeita. Aqui estão os principais motivos pelos quais essa meta é considerada o "Everest" das próximas eleições: O Fim das Coligações Proporcionais, Quociente Eleitoral Elevado, "Cláusula de Barreira" Individual, Regra das Sobras (80/20) e a ausência de nominatas extremamente fortes. Nas bolsas de apostas tem gente acreditando que apenas uma legenda ou federação podem alcançar esse sonho"

______________________________________________________________


Os três mosqueteiros do Mobiliza 33 buscam a CLDF
"Reginaldo SardinhaRaad Massouh e Carlos Tabanez são ex-deputados distritais do DF que recentemente se filiaram ao partido Mobiliza 33 (anteriormente PMN), com o objetivo de concorrer às eleições de 2026. Nos bastidores o trio tem o entendimento que essa união poderá garantir pelo menos duas cadeiras na CLDF. Nos bate papos, eles falam que dar para eleger três distritais, mas nessa prosa alguém está engando alguém. Em uma analise real, podemos afirmar que o Mobiliza 33, caminha para duas cadeiras"
__________________________________________________________________

Em 90% das pesquisas Chico Vigilante lidera
" Com base nos levantamentos mais recentes de 2025, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) tem consolidado sua posição como um dos nomes mais fortes para as eleições de 2026 na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Em 90% dos levantamentos o parlamentar do PT está sempre na dianteira nas intenções de voto. O parlamentar já anunciou oficialmente sua pré-candidatura à reeleição em 2026. A expectativa é que ele atue novamente como um "puxador de votos" para a possivel federação PT/PV/PCdoB, ajudando a ampliar a bancada de esquerda na CLDF."
_________________________________________________________________

Taguatinga: A briga paroquial deve esquentar em 2026 

"A "briga paroquial" em Taguatinga refere-se à intensa rivalidade política entre o deputado distrital Daniel de Castro (PP) e o ex-deputado e atual administrador regional da cidade, Bispo Renato Andrade ( Republicanos). Nos bastidores da cidade a disputa se apresenta nesse momento bem acirrada, tendo em vista que ambos disputam o mesmo reduto eleitoral e a liderança política na região administrativa visando as eleições para CLDF. Façam suas apostas!

_____________________________________________________

Abre em uma nova janela


Guará: Artur Nogueira fecha o ano como administrador mais popular das gestões Ibaneis

"É impressionante ver um índice de aprovação tão expressivo, especialmente em uma região administrativa tão exigente como o Guará. Alcançar 64% de aprovação popular em um cargo de gestão regional é um feito considerável no cenário político do Distrito Federal. Essa vantagem de 25 pontos percentuais em relação ao segundo colocado (que atingiu 39%) sugere que a gestão de Artur Nogueira conseguiu tocar em pontos sensíveis da comunidade, como zeladoria urbana, diálogo com os moradores ou entrega de obras pontuais."

______________________________________________________

Bia Kicis acredita que dá para chegar ao senado

"A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) consolidou sua intenção de concorrer ao Senado Federal pelo Distrito Federal em 2026. Com o apoio formalizado da família Bolsonaro e do Partido Liberal (PL), ela se posiciona como um dos principais nomes da ala conservadora para as duas vagas que estarão em disputa.  As chances de Bia Kicis para o pleito de 2026 são sustentadas por seu histórico de votação e alianças estratégicas. Entre aliados a parlamentar tem garantido que os conservadores tem ampla chances de eleger duas senadoras no DF"

_______________________________________________________________


Deputado Fraga confiante para a reeleição ao lado de Arruda

As pesquisas pré- eleitorais de intenção de voto e os movimentos políticos em dezembro de 2025 indicam que a parceria entre o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) e o ex-governador José Roberto Arruda (PSD) é estratégica para ambos visando as eleições de 2026. Levantamentos recentes, colocam Alberto Fraga entre os nomes mais citados para a Câmara dos Deputados no Distrito Federal, com cerca de 5,5% das intenções de voto. Embora Fraga tenha admitido em momentos anteriores o desejo de disputar o Governo do Distrito Federal (GDF), ele consolidou seu apoio à pré-candidatura de Arruda ao Buriti. Essa aliança é vista como um trunfo para a reeleição de Fraga, pois Arruda é considerado um "puxador de votos" histórico no DF"
________________________________________________________________

Eduardo Pedrosa é visto como o puxador de votos para a federação União Progressista 
"O deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil) tem sido apontado em 2025 como um dos nomes de maior força política dentro da federação União Progressista (formada por União Brasil e PP) para as eleições de 2026 no Distrito Federal. Quem faz parte da federação tem observado que Eduardo Pedrosa poderá se transformar no principal puxador de votos para o grupo progressista. Nas últimas pesquisas pré- eleitorais o nome de Pedrosa sempre aparece entre os dez mais lembrados para a CLDF. A abertura do primeiro Centro de Referencia do autismo é uma das principais conquistas do mandato de Pedrosa" 
____________________________________________________________


Jorge Viana, se pensar na reeleição fica no PSD
" O deputado distrital Jorge Viana vem sendo convencido a deixar o PSD, simplesmente para manter o discurso de governista e por consequência deixar uma reeleição tranquila na legenda de Gilberto Kassab, para arriscar encontrar uma legenda na busca do que aparentemente já  tem nesse momento. Aliados de Jorge Viana tem se mostrado preocupados com essa movimentação do parlamentar. Eles entendem que trocar o certo pelo duvidoso não seria uma medida acertada se ele analisar todos os cenários para a CLDF"
_____________________________________________________________

Claudio Abrantes se acha pronto para enfrentar Pepa 
" O secretário de Cultura do DF, Claúdio Abrantes, tem falado para aliados que está pronto para o desafio das urnas no ano que vem e deseja está bem situado na questão partidária. Dentro de Planaltina os aliados de Abrantes apostam no desgaste de Pepa em virtude do mandato e acreditam que dar para destronar o atual distrital e padrinho politico dentro da região. Enquanto aliados de Pepa dizem que não acham mais Abrantes nas ruas da cidade"
________________________________________________________________

O desespero dos tubarões , vem sendo a fuga das piabas
" Se você tinha dúvidas das dificuldades para a construção das nominatas para distrital e federal, podemos dizer que a coisa tá séria para todos os lados. A verdade é que a turma intermediária está esperta e só definirão suas filiações no último prazo eleitoral para valorizar o passe. A verdade é que teremos as chamadas candidaturas das piabas com preço de bacalhau em 2026. Existe legendas com quatro nomes fortes na cabeça e a calda eleitoral ( piabas) do partido sem representatividade"
______________________________________________________________

Gim está de volta ao cenário politico para 2026
"Gim Argello oficializou seu retorno à vida pública em novembro de 2025, assumindo a presidência regional do partido AVANTE no Distrito Federal. Sua estratégia política para 2026 envolve tanto uma candidatura própria quanto uma articulação direta na candidatura ao GDF de José Roberto Arruda. Embora se discuta a possibilidade de disputar uma cadeira de deputado federal para fortalecer a bancada do partido na Câmara, há indicações de que Gim Argello também almeja está bem situado em seu retorno a cena politica. Gim assumiu o comando do Avante-DF com o objetivo explícito de coordenar e apoiar a pré-candidatura de José Roberto Arruda ao Governo do Distrito Federal (GDF). Ambos têm se reunido para articular uma força política de centro-direita para o pleito de 2026." 
_____________________________________________________________

Politica: Distritais da base furiosos com Secretário de Esportes

Em ano pré-eleitoral tudo pode acontecer, mas deixar de atender a própria base do governo dando prioridade a seus aliados e trabalhando contra o time que dar sustentação a gestão Ibaneis Rocha na CLDF. Sem dúvida é uma bola fora que pode prejudicar politicamente todo o projeto governista no ano que vem.

Nos corredores da CLDF os deputados da base andam furiosos com o atendimento que vem recebendo do Secretário de Esportes do DF, Renato Junqueira, que não age como aliado de fato e costuma deixar para depois os projetos dos parlamentares da própria base politica do governador Ibaneis Rocha.

Um deputado distrital confidenciou ao blogdogbu que o Secretário de Esportes andou informando eventos com datas erradas no intuito de aprovar recursos para a secretária dele no parlamento e com isso perdeu credibilidade na base governista. 

Um grupo de deputados distritais deverão procurar o governador Ibaneis Rocha para entender qual  é o time que Renato Junqueira está jogando e o porque de não priorizar os pedidos dos parlamentares da base aliada. 

Nos corredores a revolta está grande e certamente Ibaneis Rocha vai querer saber desse enredo da procrastinação de Junqueira trabalhando contra o próprio governo. Ou contra a base de sustentação de Ibaneis Rocha.

E olha que o ano eleitoral chega com uma semana...avisem ai ao Junqueira!

__________________________________________________________________________



BLOGDOGBU TEM COMPROMISSO APENAS COM A VERDADE,

O NOSSO LADO É A INFORMAÇÃO RESPONSÁVEL !


O compromisso com a imparcialidade e a verdade é o pilar fundamental de qualquer iniciativa de comunicação que pretenda manter a credibilidade junto ao seu público. O BlogdoGBU, sustenta esse tipo de compromisso no jornalismo e na produção de conteúdo digital:

Pilares da Credibilidade Informativa

  • Verificação de Fatos (Fact- checking): A verdade não é apenas uma intenção, mas um processo. Envolve checar fontes primárias antes de publicar qualquer dado ou acusação.

  • Pluralidade de Vozes: A imparcialidade se manifesta quando o veículo oferece espaço para diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema, permitindo que o leitor forme sua própria opinião.

  • Transparência: Erros podem acontecer. O que define um veículo sério é a disposição em publicar retificações e notas de correção de forma clara quando uma informação se mostra imprecisa.

  • Distinção entre Opinião e Notícia: É vital que o público saiba quando está lendo um fato apurado e quando está lendo a análise pessoal do autor.

O Desafio do Blogdogbu na era Digital

Manter-se fiel a esses valores exige um esforço constante, especialmente em um ambiente de redes sociais onde a velocidade muitas vezes atropela o rigor. O compromisso com a verdade é o que diferencia um influenciador de opinião de um veículo de informação confiável.


DAMIÃO MIGUEL

BLOGODGBU

____________________________________________________________


Postar um comentário

0 Comentários