Lula ataca slogan da direita e acusa EUA de chantagem comercial

Presidente critica adversário por priorizarem os Estados Unidos e diz que Brasil não aceitará imposições de Washington

Lula (PT) - Foto: divulgação.

Em recente entrevista à imprensa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o discurso nacionalista da direita ao afirmar que alguns grupos pregam que que “Brasil acima de tudo”, mas que, na prática parecem priorizar primeiro os Estados Unidos.

Lula questionou a coerência de partidos que usam o lema histórico de soberania nacional, mas, segundo ele, acabam valorizando a relação com os EUA acima de interesses brasileiros.

Durante o pronunciamento, o presidente também reafirmou que o Brasil é “dono do próprio nariz” e afirmou que Donald Trump não tem interesse em dialogar com seu governo, responsabilizando os americanos por tentativas de coerção comercialEm outro momento, comparou a política externa de Trump e o apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro a uma partida de truco, sugerindo que se trata de uma “chantagem” com fins eleitorais.

Lula também defendeu, com ênfase, que as tarifas de até 50% impostas pelos EUA serão enfrentadas por meio da Lei de Reciprocidade Econômica, com contramedidas comerciais, e destacou que não aceitará imposições externas que prejudiquem o Brasil.

O chefe de Estado garantiu abertura ao diálogo, mas ressaltou que a relação bilateral não pode desrespeitar a soberania nacional, “aceitamos negociação, e não imposição”.

Postar um comentário

0 Comentários