Morre Santana. Do famoso Restaurante do Santana em Taguatinga


Santana e o filho mais novo, Gabriel
Santana e o filho mais novo, Gabriel

Morreu na tarde desta terça-feira (5), no Hospital Anchieta de Taguatinga, o empresário Adonias Araújo Rodrigues Santana, 62 anos, fundador do Restaurante do Santana, na Praça do DI. O cearense de Independência chegou em Brasília em 1987 e seu primeiro emprego foi como garçom dos áureos tempos do Hotel Nacional. 

De espírito empreendedor, Santana aprendeu a cozinhar e abriu seu primeiro bar na praça onde, servindo espetinhos de churrasco e cerveja “estupidamente gelada”. Ao longo dos anos, o lugar se transformou em ponto obrigatório para quem procurava uma boa comida em Taguatinga, especialmente a culinária nordestina. 

Mas a vida não foi fácil. Por duas vezes ele faliu. Na primeira, recomeçou com um pequeno estabelecimento – sempre com o mesmo nome – no Setor de Mansões, na parte Sul de Taguatinga, distante da clientela que o acompanhava. A exemplo do início, o carro-chefe voltou a ser os espetinhos variados de carnes e queijos que ele mesmo preparava numa pequena churrasqueira a carvão.

Quando pôde, retornou para o centro da cidade, no Setor CNA. Por último, de volta à origem, reabriu a já famosa marca no DI. Embora frequentado pela nata do empresariado local e por autoridades – passaram por lá todos os governadores e eleitos pelo DF – Joaquim Roriz, Cristovam Buarque, Agnelo Queiroz, José Roberto Arruda, Rodrigo Rollemberg e Ibaneis Rocha – o restaurante sucumbiu à crise econômica causada pela pandemia da covid-19.

Em 2022, o local ainda serviu como ponto de encontro e de reuniões durante a campanha eleitoral. Mas, no início de 2023, a casa baixou as portas definitivamente.

Santana tentou seguir no comércio com um quiosque na rodoviária do Plano Piloto. No entanto, não resistiu a um infarto fulminante de que foi vítima no meio da tarde de terça-feira, quando aguardava atendimento na recepção do Anchieta. 

Casado duas vezes, teve um filho em cada relacionamento: Mariana, 26 anos, e Gabriel, nove. De acordo com o protocolo de saúde, o corpo de Adonias Santana será liberado na quinta-feira (7) para ser sepultado pela família. O horário e local ainda não estão definidos.

Brasília Capital 


Postar um comentário

0 Comentários