Politica: A sala de espera de vices para Celina Leão


Por Damião Miguel 

A sucessão do governador Ibaneis Rocha já começou e tem movimentações das mais diversas quando o tema é a escolha do vice na futura chapa majoritária apoiada pelo o chefe do executivo do DF.

Nas fileiras partidárias existem nomes fortes, e conhecidos que irão brigar até o último instante para ocupar posições de destaques ao lado de Ibaneis Rocha e Celina Leão. Afinal, caso a leoa saia vitoriosa em 2026 para o GDF, não poderá disputar a reeleição em 2030.

O vice em uma possível vitoria da  chapa de Celina Leão em 2026, certamente ocupará a cadeira de governador caso Celina Leão se afaste para uma disputa ao Senado Federal em 2030.



Três partidos atentos 

No meio político os partidos do Republicanos,  MDB e União Brasil,  devem disputar de forma direta a possível indicação de vice na chapa majoritária que terá Celina Leão na disputa ao GDF e Ibaneis Rocha ao Senado Federal. 

Republicanos tem nome

Com três deputados federais a legenda do Republicanos vai brigar para compor a chapa de Celina Leão.  O partido tem força e representatividade e o nome com maior densidade eleitoral nesse momento atende pelo o nome de Fred Linhares. 

O parlamentar teve 165.358 votos e hoje é um dos políticos mais conhecidos nas cidades satélites em virtude de sua atuação como comunicador em um dos programas mais populares de uma rede de TV no DF.

Rafael Prudente na disputa

O deputado federal Rafael Prudente é outro nome com forte apelo popular e que certamente estará na mesa de negociação para compor a chapa de Celina Leão em 2026.

O projeto de Rafael Prudente continua sendo o GDF, mas os entendimentos podem fazer Prudente recuar e aceitar compor uma chapa majoritária na condição de vice da leoa.

União Brasil com Eduardo Pedrosa 

O deputado distrital de dois mandatos,  Eduardo Pedrosa, vem se destacando no comando da Comissão de Orçamento da Câmara Legislativa e faz no parlamento a defesa de bandeiras importantes como o combate ao Câncer e as doenças raras.

O partido do União Brasil tem no trabalho do deputado Eduardo Pedrosa uma aposta importante para o futuro no DF. E certamente em futuras composição de chapa majoritária o nome que a legenda vai levar para a mesa de negociações será o de Eduardo Pedrosa.

Wellington Luiz em alta

Caso o atual Presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz,  não seja o escolhido pelo o governador Ibaneis Rocha para o TCDF na vaga que poderá abrir em 2024, ele passa a ser um dos nomes que vai brigar para compor a chapa majoritária  apoiada por Ibaneis Rocha e que terá Celina Leão encabeçando. 

Dentro do MDB existe dois nomes com chances de aparecer na chapa de Celina Leão.  O deputado federal Rafael Prudente divide com Wellington Luiz a preferência para um futuro de composições. 

Outros nomes podem surgir

Dentro de um análise lógica outros nomes devem surgir e até ser ventilados para compor a chapa da atual vice-governadora Celina Leão em 2026. Partidos como PSD podem aparecer na disputa e até receber filiações dentro da janela de transferências partidárias de politicos de partidos como; MDB, PL, Republicanos dentre outros.

Redação 


Postar um comentário

0 Comentários