Operação da PCDF e do MP investiga corrupção no Iprev

 

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (4/10). Essa é segunda fase da operação Imprevidentes

Três viaturas da polícia para deflagrar operação no Iprev

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagraram a segunda fase da operação Imprevidentes, que investiga esquema de corrupção no Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF). Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (4/10).

As investigações apuram supostas irregularidades no chamamento para o credenciamento de fundos de investimento e instituições financeiras. Após a primeira fase, surgiram suspeitas da participação de outros indivíduos no delito de lavagem de dinheiro.

De acordo com a Polícia Civil do DF, há indícios do uso de contas de pessoas jurídicas, vinculadas a esses novos investigados, para realizar movimentações financeiras e pagamentos de despesas pessoais de réus na ação penal decorrente da Operação Imprevidentes, deflagrada no dia 09/02/23, visando ocultar valores obtidos de forma ilícita.

PUBLICIDADE
1

Os suspeitos estão sendo investigados pela possível prática de crimes de lavagem de bens, direitos e valores e associação criminosa. Caso condenados, podem pegar até 13 anos de prisão.

Em nota, o Iprev informou que colabora com as autoridades sobre as investigações e tem se pautado pela transparência em todos os níveis. Veja abaixo a nota na íntegra.

Primeira fase

Em 9 de fevereiro, As equipes da Polícia Civil e do Ministério Público cumpriram oito mandados de busca e apreensão, no Distrito Federal, em São Paulo e em Teresina. Os endereços abrangem o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF), empresas supostamente envolvidas com o órgão e imóveis de investigados.

Estavam entre os alvos, estão o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal, Ney Ferraz — ex-presidente do instituto — e o diretor de Investimentos do Iprev-DF, Jefferson Nepomuceno Dutra.

As apurações, iniciadas em 2021, visam detectar irregularidades no âmbito do Iprev-DF, no chamamento para credenciamento de fundos de investimento e instituições financeiras.

Resposta do Iprev:

O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) esclarece que continua a colaborar com as autoridades sobre as investigações e tem se pautado pela transparência em todos os níveis, tomando as medidas necessárias para cumprir a sua missão de construção de um futuro previdenciário seguro a seus beneficiários, com integridade, confiabilidade e sustentabilidade.

Compartilhar notícia

RECOMENDADOS
sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Postar um comentário

0 Comentários