A Subsecretária do GDF defende a geração de emprego e renda como ferramenta fundamental para a emancipação feminina e para o fim de ciclos de violência doméstica
A Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia recebeu, nesta quinta-feira (15), a Ação Mulher Cidadã. Uma das incentivadoras da iniciativa, a subsecretária de Promoção da Mulher do Governo do Distrito Federal, Renata D’Aguiar, esteve presente no evento, que contou com atendimentos gratuitos e serviços voltados à garantia de direitos, ao cuidado e à autonomia econômica do público feminino.
“Essa atividade tem como objetivo integrar políticas públicas de inclusão social, proteção e fortalecimento da cidadania da mulher”, destacou a gestora. “Em atuações como essas, o governo se faz ainda mais presente junto a esse público tão vulnerável com ações efetivas e imediatas”, completou Renata D’Aguiar.
Coordenada pela Secretaria da Mulher, a ação oferece atendimento psicossocial, orientações sobre direitos, distribuição de absorventes e assistência jurídica gratuita, em parceria com a Defensoria Pública do Distrito Federal. No mesmo espaço, a população também tem acesso aos serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com intermediação de mão de obra, oferta de vagas de emprego, orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego, cursos profissionalizantes, microcrédito pelo programa Prospera, Cesta do Trabalhador e atendimento a empregadores.
A iniciativa também foi aprovada e elogiada pelas mulheres que estavam no local. A dona de casa Madalena Ripardo, de 30 anos, compartilhou que a expectativa estava alta para conseguir um novo emprego: “Eu saí de um ciclo de violência doméstica e hoje sou acompanhada pela Casa da Mulher Brasileira. Eu fiquei sabendo dessa ação e vim para conseguir uma carta de emprego. Esse acolhimento é muito importante porque a gente não imagina que um dia vá precisar”.
Já a dona de casa Camila Muzio, dona de casa, 36, aproveitou a oportunidade para conseguir um atendimento na Defensoria Pública. “Esse projeto é muito bom para ajudar as mulheres, porque a gente faz tanta coisa na vida e acaba que, às vezes, não temos alguém para estar ali nos explicando, auxiliando”, disse.
A Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia funciona 24 horas por dia e atende mulheres vítimas de violência, oferecendo acolhimento humanizado, atendimento psicossocial e, quando necessário, alojamento temporário por até 48 horas, inclusive para filhos e filhas. O espaço também abriga o PROMulher, voltado à capacitação profissional, com cursos, oficinas, mentorias e apoio ao empreendedorismo.

0 Comentários