Por Damião Miguel
A corrida pelas duas vagas do DF no Senado Federal em 2026 desenha-se como uma das batalhas eleitorais mais imprevisíveis e acirradas da história da capital. Com um cenário de fragmentação, a disputa deve concentrar pelo menos cinco pré-candidaturas de peso: Michelle Bolsonaro (PL), o atual governador Ibaneis Rocha (MDB), a deputada federal Bia Kicis (PL), a deputada federal Erika Kokay (PT) e a senadora Leila Barros (PDT), que buscará a reeleição.
Além desses nomes consolidados, figuras que ganharam tração em nichos específicos, como o ex- desembargador Sebastião Coelho e o Dr. Vicenzo, também orbitam o cenário, podendo atuar como "fiéis da balança" ou atrair fatias importantes do eleitorado conservador . E um detalhe pouco observado vem sendo o nome ao senado que será lançado pela chapa do pré- candidato ao GDF, José Roberto Arruda ao Senado. Com aumentando para oito nomes na disputa ao senado pelo DF.
O grande risco para o campo da direita em 2026 é o excesso de candidatos com o mesmo perfil . Com o Distrito Federal tendo um eleitorado majoritariamente conservador, a pulverização de votos entre nomes como Michelle, Ibaneis, Sebastião Coelho e Bia Kicis pode gerar um efeito colateral inesperado . Se a direita não conseguir unificar forças ou se houver uma divisão interna profunda, abre-se uma avenida para que a esquerda ou o centro-esquerda — representados por Erika Kokay e Leila Barros — conquistem a segunda vaga "de graça", aproveitando a dispersão dos votos do campo adversário .
O JOGO PESADO DO SENADO E SEUS PERSONAGENS - RESUMO
________________________________________________________
Governador Ibaneis Rocha - O estrategista
A proposta de Ibaneis Rocha é que os números positivos de seu governo possa garantir a ele uma frente na briga do Senado esse ano, ao mesmo tempo precisará da migração do segundo voto de candidaturas como de Michelle Bolsonaro e Bia Kicis. O chefe do poder executivo já esteve em situação melhores até pouco tempo. Mas aliados de Ibaneis Rocha afirmam que esse jogo pesado na disputa politica ele sabe jogar como ninguém. Em todos os levantamentos realizados em 2025, Ibaneis Rocha, sempre esteve com chances reais de garantir uma cadeira na briga do senado esse ano.
Michelle Bolsonaro desfila nos números
A ex- primeira dama, Michelle Bolsonaro, muito concentrada no apoio ao ex- presidente Jair Bolsonaro, se mantem consolidada na liderança da briga ao senado federal e tem um voto consolidado da grande maioria dos conservadores do DF. Nos corredores do poder a ex- primeira dama é vista como favorita na disputa de outubro. Nas bolsas de apostas é unanimidade que Michelle Bolsonaro deva alcançar uma votação significativa e a escolha do segundo voto de seu eleitor, poderá ser um divisor de águas para a segunda cadeira em disputa.
Bia Kicis aposta na dobradinha com Michelle
A deputada Bia Kicis aposta que Brasília vai eleger duas mulheres do campo da direita para o Senado Federal em 2026 e não esconde que a dobradinha com a ex- primeira dama Michelle Bolsonaro, será sua principal missão para se consolidar na busca da segunda vaga. Bia Kicis tem garantido por onde passa que o eleitorado vai mostrar a disposição do DF de renovar o senado e construir um freio de arrumação nos exageros do poder judiciário. Bia Kicis tem a simpatia do presidenciável Flávio Bolsonaro, de Michelle Bolsonaro e do presidente do PL , Valdemar da Costa Neto.
Leila Barros confia que o segundo voto poderá ser decisivo
A Senadora Leila Barros vem acreditando que a divisão da direita na hora do voto para o Senado Federal, fortalecerá as chances da sua candidatura e da deputada Erika Kokay nessa que será a eleição mais dura da história do DF. A Senadora tem comemorado que tem herdado intenções de votos na segunda opção de eleitores de candidaturas como Michelle Bolsonaro, Ibaneis Rocha e até de Bia Kicis. Nos corredores politicos a Senadora Leila Barros tem se mostrado muito confiante que o campo da esquerda vai fazer a segunda vaga. E sabe que a disputa direta dela será com Erika Kokay.
Movimentos de esquerdas acreditam Erika Kokay no Senado
A deputada Erika Kokay considerada um pareô duro em qualquer eleição no DF, tem acreditado que a gestão Lula será decisiva numa possivel vitória sua na briga do senado. Nos últimos levantamentos a petista tem crescido e já aparece no retrovisor do governador Ibaneis Rocha de maneira a ser considerada. Aliados de Erika Kokay acreditam que a direita fará um senador e a esquerda vai garantir a segunda vaga. Entre dirigentes dos movimento organizados de esquerda a liderança de Erika Kokay é nítida e dizem que já estava na hora de ver a atuante Erika Kokay surgir no cenário do Senado Federal esse ano.
Sebastião Coelho, bolsonarista raiz e critico de Alexandre de Moraes
O ex- desembargador Sebastião Coelho, conhecido por sua postura conservadora e críticas contundentes ao Judiciário, oficializou sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo Partido Novo. Sua plataforma foca na defesa da "liberdade de expressão", no combate ao que chama de "abusos de poder" do STF e na promoção de pautas ligadas ao movimento bolsonarista. Na disputa ao Senado Federal pelo DF, muitos consideram o nome de Coelho como azarão. Mas não podemos negar a força do ex- desembargador no debate conservador. Em agosto de 2022, enquanto era vice-presidente do TRE-DF, anunciou sua aposentadoria antecipada em protesto ao discurso de posse de Moraes na presidência do TSE, classificando-o como uma "declaração de guerra ao país. Um nome a ser observado.
Dr. Vicenzo faz das redes sócias a sua comunicação politica
O jovem Dr. Vicenzo consolida sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo PRD, de Lucas Kontoyanes, vem sendo considerado uma das vozes mais polemicas da política atual. Com uma presença digital forte e influente, ele utiliza suas redes sociais não apenas como vitrine, mas como uma tribuna de fiscalização contínua. Sua plataforma baseia-se na crítica diária e técnica à atual gestão, apontando falhas administrativas e propondo soluções diretas para os problemas que afetam a população. O diferencial de Vicenzo reside na sua capacidade de traduzir a complexidade do cenário político em uma linguagem acessível, conectando-se diretamente com o eleitorado que exige transparência e resultados. Deverá se fortalecer para os próximos pleitos.
_______________________________________________________________










0 Comentários