Metrô-DF testa tecnologia inédita de biometria por palma da mão em estações



Por: Kelven Andrade



Basta apresentar a palma da mão, sem documentos ou cartões. Essa é a proposta da tecnologia de autenticação biométrica que começou a ser testada pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). A iniciativa, inédita no Brasil em sistemas de transporte público, está em fase de prova de conceito (POC) e será aplicada inicialmente nas estações Águas Claras e Concessionárias.



O projeto tem como público-alvo, nesta primeira etapa, idosos, policiais militares e bombeiros. A tecnologia permitirá que esses grupos tenham acesso à gratuidade sem precisar de cartões, documentos ou dispositivos móveis.  “A ideia da Companhia é sempre investir no conforto e na segurança dos usuários. Esse teste pode significar uma parceria futura para que o Metrô-DF implemente uma tecnologia que traga ainda mais comodidade e rapidez no acesso a nossos serviços”, afirmou o presidente da Companhia, Handerson Cabral.



Segundo ele, a ferramenta, já utilizada em metrôs de outros países, garante mais proteção aos dados e reduz riscos de fraude na identificação. A biometria por palma da mão funciona por meio do reconhecimento de características únicas do corpo humano, já aplicadas em áreas como segurança, dispositivos eletrônicos e sistemas de controle de acesso.



O cadastramento para participar do teste está disponível desde segunda-feira (1º) nas estações Águas Claras e Concessionárias. O processo é gratuito, voluntário e feito apenas uma vez. A Companhia reforça que os dados dos usuários estão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e não serão compartilhados ou utilizados para outros fins.



Durante a fase de testes, o acesso dos demais usuários continuará funcionando normalmente com as catracas convencionais.



A prova de conceito é fruto de uma parceria do Metrô-DF com a empresa Palmee, uma das maiores do setor de tecnologia no mundo, responsável pela solução de identificação. Todos os custos relacionados à implantação, operação e suporte do projeto são de responsabilidade da empresa, sem qualquer ônus para o Metrô-DF.



*Com informações do Metrô-DF




https://jornalismodigitaldf.com.br/metro-df-testa-tecnologia-inedita-de-biometria-por-palma-da-mao-em-estacoes/?fsp_sid=191816

Postar um comentário

0 Comentários