Tarcísio freia especulações sobre 2026 e mira reeleição em SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep), descartou disputar o Palácio do Planalto em 2026 caso não tenha o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Partidos como MDB e PSD veem no governador o único perfil com capacidade de unir a direita e atrair apoios ao centro, especialmente diante da falta de opções competitivas fora da polarização entre o presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro.
Apesar da crescente movimentação política em torno de seu nome, Tarcísio tem reiterado em conversas com aliados que, neste momento, é candidato à reeleição ao governo paulista
O político afirma que só cogitaria disputar a Presidência caso fosse um pedido direto de Bolsonaro, seu padrinho político e principal fiador de sua ascensão nacional.
Segundo à CNN, dentro do Palácio dos Bandeirantes, no entanto, a avaliação é pragmática: mesmo com a crescente rejeição ao governo Lula e com a ausência de um nome viável da chamada “terceira via”, a eleição de 2026 continuará sendo altamente polarizada.
Nesse cenário, apenas um nome com o apoio explícito de Bolsonaro teria chance de se viabilizar eleitoralmente contra o petista
Do lado do governo Lula, a possível candidatura de Tarcísio preocupa. Integrantes do Planalto avaliam que o governador de São Paulo, com seu perfil técnico, discurso moderado e baixa rejeição, seria mais difícil de enfrentar do que um herdeiro político direto de Bolsonaro, como um de seus filhos ou antigos aliados mais ideológicos.
0 Comentários