Aulas práticas do Renova DF estão revitalizando 69 espaços públicos em Ceilândi


As aulas práticas do RenovaDF – o maior programa de qualificação profissional do Governo do Distrito Federal (GDF) – já contemplaram 69 equipamentos públicos em Ceilândia, apenas neste ano. O conhecimento obtido em sala foi aplicado pelos alunos na reforma de quadras poliesportivas, parques infantis, pergolados e pista de skate, por exemplo. Atualmente, há turmas atuando na colocação de pedras portuguesas no centro da cidade e na reforma das quadras da QNN 6/8 e QNM 17/19.

Nos pontos de lazer e desporto, os serviços incluem substituição e reparo dos alambrados, pintura geral e manutenção do piso, além dos ajustes específicos de cada dispositivo. A maioria dos parquinhos, aliás, tem a areia antiga substituída por uma nova. Nos pergolados, a prática usual é a aplicação de verniz para manter o brilho e aumentar a resistência dos equipamentos às ações do clima. Já os equipamentos usados para exercícios físicos passam por limpeza da tinta antiga e aplicação de uma nova camada.

A recuperação do calçamento de pedras portuguesas, na Avenida Hélio Prates, está em andamento desde 2024. A atividade exige delicadeza e precisão: cada pedra é encaixada manualmente em uma camada de cimento conforme o desenho preestabelecido. “Temos que assentar as pedras seguindo o formato da calçada de Copacabana. A técnica é bater devagar com o martelo para não quebrar as pedrinhas, que são sensíveis”, explica a aprendiz Yasmin Neres, 28 anos.

As atividades do Renova DF na QNM 6/8 são comemoradas pela comunidade. “Estava deixando de trazer as crianças no parquinho porque estava sem condições, mas agora está ótimo”, conta a babá Maria Cristina Silva, 51, moradora de Ceilândia.

As práticas do Renova DF são instruídas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai) e fiscalizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que coordena o programa. A fiscal Adriana Cipriano esclarece que o objetivo é garantir o aprendizado e a segurança dos alunos. “O nosso trabalho é observar se todos estão com os equipamentos de proteção individual, apoiar o instrutor e também fiscalizar o que está sendo feito”, explicou. 

Política pública

Criado em 2021, o RenovaDF oferece auxílio financeiro, vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais aos participantes. O curso de auxiliar de manutenção tem duração de três meses, com carga horária de 240 horas, e aborda técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica e hidráulica, entre outras, que podem levar o aluno a uma nova colocação profissional e, ainda, ser utilizada para fins pessoais.

“A população ganha com praças, escolas e equipamentos públicos totalmente revitalizados e os alunos ganham ainda mais ao receberem capacitação de qualidade na prática”, observa o titular da Sedet-DF, Thales Mendes. 

O administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, destaca a atuação do programa na cidade, considerada a mais populosa do DF, com cerca de 290 mil habitantes. “É muito gratificante presenciar o crescimento profissional dos inscritos e, ainda, perceber o quanto a cidade fica mais bonita após a passagem dos alunos nas nossas praças e ruas”, completou. 

Com informações da Sedet e Administração Regional de Ceilândia

Reportagem, fotos e vídeos: Agência Brasília

Postar um comentário

0 Comentários