Politica: Eleitor poderá votar em apenas um Senador em 2026

 CCJ do Senado Federal analisa proposta que poderá mudar regras para eleição de senadores em 2026




Por DAMIÃO MIGUEL 

O sonho do voto casado para senador em 2026, esperado pelo o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu grupo politico, poderá sofrer um revés antes da eleição de 2026 e a proposta de iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) quer mudar as regras atuais de renovação de dois terços do Senado Federal para que cada eleitor tenha apenas um voto na eleição de dois senadores a cada oito anos. 

Nas regras atuais, o eleitor tem a responsabilidade de escolher dois nomes diferentes na cédula eleitoral para o senado federal no momento que for votar para a eleição de dois senadores dentro de seu estado e no DF.

O senador Randolfe Rodrigues (PT/AP), apresentou um projeto que busca essa mudança significativa ( (PL 4629/2024), mas foi retirado de pauta para entrar de forma conjunta com a proposta da reforma eleitoral (PLP 112/2021), em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob a relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI).



Em resumo, essa proposta joga um balde de água fria nos objetivos do Bolsonarismo em construir uma bancada histórica no Senado Federal em 2026.

A verdade é que o campo da esquerda se fortalece dentro de uma margem proporcional da proposta do Senador Randolfe Rodrigues em todo Brasil. No DF, o voto casado da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro perderia seus efeitos e o atual governador Ibaneis Rocha se fortaleceria na disputa, sem esquecer da união das esquerdas em um único nome.

Anota isso ai!!!!


Postar um comentário

0 Comentários