ÚLTIMAS de 2023!!!! As 20 mais da politica do DF & Entorno


Por Damião Miguel 


ÀS 20 MAIS DA POLÍTICA DO DF & ENTORNO 

○●○●○●○


2024 terá um novo Rafael Prudente nas ruas

 "Ele lidera a bancada do DF no Congresso Nacional e é visto como um político promissor e habilidoso. Na eleição passada apostou muito em nomes que não deram o retorno esperado e quase viu seu projeto para a Câmara Federal fracassar. 

Com o aprendizado de suas apostas o deputado Rafael Prudente decidiu analisar toda e qualquer decisão que precisa tomar no campo politico e vem sendo orientado a fortalecer seu grupo de aliados em todas as cidades satélites se deseja ampliar a musculatura política com vistas a eleição de 2026.

Com densidade em todas as zonas eleitorais do DF, Rafael Prudente, deverá adotar as ruas como gabinete apartir de 2024. A proposta vem sendo discutida e o formato definido por aliados mais próximos que entendem que Prudente precisa humanizar seu mandato e aproximar das pessoas fora do período eleitoral. Nos bastidores o nome do Deputado Rafael Prudente é visto como um bom 'produto' da nova politica e com chances reais de crescimento para alçar voos mais altos daqui a três anos.

Em uma possível desistência de Ibaneis Rocha na disputa pelo senado federal, Rafael Prudente, passará a ser de forma natural o nome do grupo governista na disputa das duas vagas. E não podemos desconsiderar que o nome de Prudente poderá surgir como vice na chapa de Celina Leão."

○●○●○●○●○●


Pezão observado no cenário 

"O Secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, conhecido por ações objetivas e eficazes na gestão Ibaneis Rocha, será um nome a ser observado e certamente bem avaliado em 2026.

 Em uma análise realista não podemos negar a viabilidade do nome de Pezão para uma disputa a Câmara Federal de forma direta. As movimentações dele se intensificaram junto a comunidade desde agosto por orientação de quem conhece de rua e a musculatura política vem sendo construída sem pressa. 

Partidariamente Zé Humberto precisa escolher bem a legenda e de preferência sem muitas estrelas. Segundo uma fonte a proposta do governador Ibaneis Rocha será distribuir seus aliados mais próximos e com chances reais na eleição em até três legendas. Não se pode desconsiderar que Pezão não gosta de meter a mão no bolso quando o assunto é eleição. Mas como dessa vez o nome dele está em jogo, pode ser que ele mude de idéia. Pelo menos dessa vez.

Pezão ventilado para as cabeças 

Dentro do Palácio do Buriti e nos corredores do poder o nome de Pezão chegou ser ventilado até para uma disputa ao GDF, situação essa superada e porque não dizer temporariamente descartada em virtude do fortalecimento do nome de Celina Leão como a futura candidata de Ibaneis Rocha.  Para Pezão nesse momento até mesmo a vice na chapa de Celina Leão se tornaria viável se houver uma articulação pesada nesse sentido. Mas não podemos esquecer a disputa de personagens politicos com mandato pela a vaga".

○●○●○●○●


Primeira dama focada para 2024

"A primeira dama do DF, Mayara Noronha, se movimenta de forma intensa e tem concentrado seu trabalho e suas atenções na área social do governo Ibaneis Rocha.  A desenvoltura de Mayara tem despertado o interesse de algumas legendas, embora os bastidores mostram que uma possível candidatura dela será dentro do MDB. 

Caso decida disputar uma vaga para deputada federal em 2026, Mayara Noronha, sabe que terá que gastar muita "sola de sapato" girando as cidades satélites. A primeira missão dos articuladores da possível candidatura da primeira dama será torná-la conhecida nas satélites sempre priorizando as de maior contigente eleitoral.

A postura de Mayara Noronha vem sendo de cuidar das pessoas e procurar não avançar na pauta de possivel candidatura. Segundo aliados próximos da primeira dama o momento é de consolidar o trabalho e fortalecer o nome dela nos quatro cantos do DF. A mesma fonte garantiu que 2024 será um divisor de águas para o futuro politico de Mayara Noronha."

○●○●○●○●


Deputado Iolando passa para história junto aos PCDs

"Em seu primeiro ano do segundo mandato o deputado distrital Iolando vem se fortalecendo como o maior líder da Pessoa com Deficiência do DF. Graças ao parlamentar do MDB, avanços vêm ocorrendo para o grupo que ele representa na Câmara Legislativa e projetos como; DF Acessível, Carteira da pessoa com deficiência,  Laudo Medico permanente, DF Libras CIL Online, mais acessibilidade dentre outros vem garantindo a confiança da Pessoa com Deficiência no trabalho de Iolando. 

Em sua base eleitoral, Brazlândia, o distrital do MDB vem recebendo apoio de ex-candidatos dentro da região que decidiram abrir mão de possíveis candidaturas em 2026 para aderir a projeto político de Iolando. A proposta do distrital será disputar a reeleição e repetir o resultado de 2022, quando foi reeleito como o parlamentar mais votado do MDB para a Câmara Legislativa."

○●○●○●○●○●


Passamani feliz com 2023

 "Ela tem sob seu domínio a maior estrutura considerada social da gestão Ibaneis Rocha.  A Secretária de Justiça do DF, Marcela Passamani, teria sido eleita certamente para a Câmara Federal em 2022 se não tivesse ouvido pessoas erradas e sem experiência no ramo político. Ao ouvi-los a jovem gestora da Justiça decidiu renunciar a candidatura temendo uma derrota em virtude de assuntos que poderiam ter sido resolvidos com uma boa conversa

Em 2023 a Secretaria comandada por Marcela Passamani girou o DF e fez história na prestação de serviços a comunidade nas cidades satélites.  Junto com a estrutura de atendimento estava uma Passamani alegre e contagiante no trato com a população. Como provável candidata a Câmara Federal, Marcela Passamani, precisará entender que não sabe de tudo e precisa ampliar os horizontes ouvindo especialistas na matéria política para ganhar uma musculatura real com vistas a 2026.

Nos bastidores o nome da Secretária de Justiça, Marcela Passamani,  vem sendo visto como uma aposta viável do MDB para a Câmara Federal e no ano de 2024 teremos uma Passamani mais envolvida com as questões sociais do DF e abrindo frentes nas satélites.  Em resumo a viabilidade de Marcela Passamani certamente vai atrair aliados para seu projeto político."

○●○●○●○●○●


Deputada Bia Kicis; Senado ou GDF?

"A deputada federal mais votada do DF em 2022, vem ampliando a cada dia as possibilidades de uma disputa ao GDF ou mesmo ao Senado Federal.  Bia Kicis é aliada direta do ex-presidente Jair Bolsonaro e defensora do fortalecimento do bolsonarismo no DF.

O nome da atual presidente do PL-DF,  vem sendo avaliado para a disputa ao Senado Federal caso Michelle Bolsonaro desista da disputa por Brasília em 2026. O projeto de Bia Kicis é ampliar a representatividade da legenda do PL nas próximas eleições.  Ela aposta na eleição de uma Senadora, três deputados federais e não reduzir o número de distritais na CLDF."

○●○●○●○●○●○


Senador Izalci e sua indecisão 

 "O futuro da reeleição de Izalci vem sendo considerada remota se não surgir um fato novo na política do DF. Com as possíveis candidaturas do atual governador Ibaneis Rocha e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ao Senado, as chances do senador tucano se distancia de uma realidade e certamente fará ele pensar em projetos mais realistas no ponto de vista do seu futuro politico. 

Considerado um parlamentar atuante, mesmo assim, Izalci Lucas, não conseguiu ampliar sua musculatura nas satélites e seu trabalho ficou massificado a uma determinada  gama da comunidade localizada em regiões como ; Guará,  ParkWay,  Cruzeiro e Plano Piloto. 

No partido do PSDB o nome do Senador Izalci Lucas é visto como uma boa aposta para as disputas majoritárias e não será nenhuma surpresa se os tucanos optarem em lançar ele ao GDF em 2026."

○●○●○●○●○



2023: O ano de ouro de Wellington Luiz 

"O ano de 2023 foi o ano mais marcante na vida politica do distrital. O parlamentar no prazo de um ano foi eleito presidente da Câmara Legislativa, viu seu filho comandar a juventude do MDB, foi escolhido para presidir o MDB-DF e para completar vai virar avô novamente.

O deputado distrital Wellington Luiz terá dois caminhos com vistas a seu futuro politico. Em uma eventual pedido de aposentadoria de algum membro do TCDF, as chances de Wellington Luiz virar conselheiro é considerado real na avaliação de membros dos poderes - executivo e legislativo.

Caso o projeto do TCDF não se confirme, Wellington Luiz,  certamente não irar trocar o certo pelo o duvidoso e disputará o processo eleitoral de 2026 em busca da reeleição. "

○●○●○●○●○●


PSD: Abrantes analisa cenários e poderá sair

 "O atual gestor da Cultura do DF, tem a consciência que seu retorno ao parlamento do DF em 2026, dependerá de  fatores importantes e decisões que precisarão serem tomadas no tempo certo. A mudança de legenda está certamente na agenda de decisões do Secretário Cláudio Abrantes, mas ele deixará para o prazo final essa provável mudançaEntre os aliados do Cristo de Planaltina é unânime a avaliação que disputar uma eleição para distrital contra dois nomes de 30 mil votos e mais o jovem empresário André Kubistcheck, será uma missão considerada dura dentro do PSD, principalmente fora de um mandato. Sem esquecer de seu adversário na cidade que hoje detém um mandato na CLDF. "

○●○●○●○●○●



Deputada Paula Belmonte  não teme disputa 

 "Com uma postura propositiva no parlamento a distrital está em lua de mel com seu eleitorado. O ano de 2023 foi de afirmação para a distrital Paula Belmonte que planeja uma disputa ao GDF ou mesmo ao Senado Federal em 2026. A expectativa real de 2024 para a distrital Paula Belmonte, deverá ser a sua mudança de legenda  caso planeje voos mais altos em 2026.  Vale lembrar que o ano que vem será marcado por uma Paula Belmonte mais presente nas cidades satélites e de forma mais incisiva em projetos de grande impacto na defesa da população. Nas redes sociais a parlamentar terá um planejamento ainda mais audacioso. A verdade é que Paula Belmonte não teme o desafio das urnas para o GDF"

○●○●○●○●○●


Distrital Eduardo, sem burocracia para ajudar o DF na CLDF 

  "O parlamentar do União Brasil terá a missão de fortalecer a sua legenda apartir de 2024. Com um mandato voltado a defesa de bandeiras e pautas como ; doenças raras, tratamento do câncer, dentre outras, acabou  trazendo o deputado distrital Eduardo Pedrosa para o centro de decisões importantes no DF

No comando da Comissão de Orçamento da CLDF o distrital Eduardo Pedrosa se destacou e não deixou a burocracia impedir aprovações de projetos fundamentais para a população  enviados pelo o poder executivo. Dentro de uma avaliação lógica a reeleição de Pedrosa na COEF certamente agradaria o governador Ibaneis Rocha e o atual presidente do legislativo do DF, Wellington Luiz. Sem falar que seria bom para o DF "

○●○●○●○●○●



Administrador cortejado por distritais

  "Ele foi em 2023 o administrador regional de maior aprovação na gestão Ibaneis Rocha. No comando da cidade do Guará o competente Artur Nogueira certamente será cortejado com vistas as eleições de 2026. Alguns deputados distritais miram em receber o apoio dele daqui a três anos. O chefe do executivo observa com atenção a forma de gestão de Nogueira e deve mantê-lo no comando do Guará em 2024.

Dentro das movimentações partidárias pelo menos duas legendas sonham em lançar Artur Nogueira para a Câmara Legislativa em 2026, mas ele não demonstra interesse em participar do processo eleitoral na condição de candidato. Vale lembrar que Artur Nogueira participou de forma ativa da construção da vitória do deputado federal Gilvan Máximo em 2022. E tem pelo menos três deputados distritais com disposição em convidar o gestor do Guará para compor o grupo político deles ."

○●○●○●○●○●


Pepa animado para 2026

" O deputado distrital Pepa anda entusiasmado em seu primeiro mandato. O parlamentar não tem horário para parar de trabalhar e os finais de semana tem agenda de campanha nas cidades do DF. A proposta do parlamentar será avançar com seu trabalho em pelo menos 20 cidades do DF em 2024. Pelo jeito Pepa vai gastar muita Sola de sapato no ano que vem. Mas antes ele espera fazer mudanças em sua equipe em 2024. Em resumo a turma da preguiça vai pegar o beco"

○●○●○●○●○●



Jorge Viana analisando o futuro

" O deputado distrital Jorge Viana (PSD) fez no ano de 2023 uma pré-temporada de alicerce para analisar sua viabilidade em sonhar mais alto. Dentro do PSD o nome do parlamentar é visto como fortíssimo concorrente a Câmara Federal em 2026. Os aliados de Viana não escondem a pré-disposição para um possível novo desafio e já se articulam na construção de um novo discurso com vistas ao Congresso Nacional.  O presidente da legenda, Paulo Octávio, está deixando a disposição do distrital a decisão final."

○●○●○●○●○●



Fábio Felix voando para federal

" O deputado distrital mais votado da história do DF, Fábio Felix,  anda nadando de braçadas quando o assunto é pesquisa de intenções de votos para deputado federal/2026 no campo da esquerda. Com disposição de sobra o parlamentar do PSOL tem atuado de forma permanente na defesa de bandeiras que ele  comprometeu-se no período eleitoral. Nos bastidores os comentários são positivos sobre o trabalho de Fábio Felix. Esse tem um futuro promissor "

○●○●○●○●○●○●


Roriz Neto quer mais ação 

" O distrital Joaquim Roriz Neto que trabalhou muito em 2023, anda observando de forma minuciosa às ações do seu grupo político. O parlamentar decidiu que irar cobrar mais compromisso e atitude do seu grupo de aliados no ano que vem. A decisão do parlamentar em se fazer mais presente nas cidades satélites, deverá acelerar seu projeto de reeleição a começar por 2024. Aliados de primeira hora de Roriz Neto vem defendendo mudanças no comando da administração de Samambaia para dar um tom mais político e com a cara do parlamentar "

○●○●○●○●○ 



Apostar contra Celina Leão pode ser um 'tiro no pé'

"O ano de 2023 ficará marcado na mente e na história política do DF e da governadora em exercício Celina Leão.  Considerada a vice de maior evidência no Brasil, Celina ocupou espaços e demonstrou lealdade no momento mais difícil da vida politica do governador Ibaneis Rocha. Sob o comando da leoa o DF não parou no período da crise da invasão dos prédios dos três poderes no dia 08 de janeiro. Passado o momento conturbado a vice-governadora se agigantou e fechará o ano no comando do governo com a confiança dobrada do chefe do executivo. A verdade é que mesmo atacada pelo o chamado "fogo amigo", Celina Leão resistiu às investidas e hoje desfruta daquilo que plantou. Em 2024 o DF terá uma leoa ainda mais presente nas satélites e apostar contra o crescimento e a viabilidade de Celina para 2026, poderá ser  'tiro no pé' de muita gente"

○●○●○●○●○●


O turismo de cara nova no DF

" O ex-deputado distrital Cristiano Araújo e atual Secretário de Turismo do DF anda em alta com sua gestão frente a pasta. A postura de Cristiano tem agradado o governador Ibaneis Rocha e a maioria absoluta dos grupos envolvidos na área do turismo do DF. Com visão de futuro o Secretário defende a união entre o governo e o setor produtivo na valorização do turismo do DF. Com essa iniciativa gerando mais resultados para o turismo do DF. "

○●○●○●○●○●


O conservador 100% da CLDF 

" O deputado distrital Daniel de Castro decidiu que não vai fugir do seu perfil conservador ao longo de seu mandato de parlamentar na Câmara Legislativa. Na CPI do 08 de Janeiro, ele mostrou pulso firme nas investigações e deixava claro que não aceitaria adotar a política da lacração para ganhar apoio ou seguidores nas redes sociais. Ao final do relatório da CPI lá estava as digitais de Daniel de Castro cobrando providências dos órgãos de fiscalização e exigindo que não houvesse injustiças ao final das apurações "

○●○●○●○●


Flávia Peres e sua decisão na Bahia

" A ex-deputada federal Flávia Peres recebeu o título de cidadã baiana dias atrás. Com uma desenvoltura já conhecida a ex-ministra vem realizando um trabalho social muito forte a frente do Instituto Terra Firme. Os partidos já estão de olho nas movimentações de Flávia Peres e deverão sugerir a ex-ministra uma disputa para a Câmara Federal em 2026. Resta saber se a ex-ministra vai topar o convite. Como ela nunca foge de desafios não será nenhuma surpresa se a resposta de Flávia Peres for por sua entrada na disputa"

○●○●○●○●○


Na mesma mesa nem pensar...

" O deputado distrital Hermeto e o ex-administrador regional da Candangolândia, Pablo Valente, não sentam na mesma mesa desde a saída de Valente do comando da administração da cidade. A verdade é que o ex-administrador não aceitou até hoje a forma que foi exonerado e por isso decidiu que fará frente ao distrital do MDB em 2026 dentro da zonal 10. Nem mesmo o espírito natalino conseguiu juntar novamente a dupla"

○●○●○●○●○●




Águas Lindas: Favorito para a reeleição 

" O processo eleitoral de 2024 deverá trazer muitas novidades na região do entorno. Mas  em Águas Lindas-GO, só um desastre poderá tirar a reeleição do atual Prefeito Dr. Lucas. Sem um adversário consistente para o embate eleitoral do ano que vem, Lucas Antoniette, vem nadando de braçadas rumo a mais uma vitória. A única indecisão nesse momento vem sendo a escolha do seu vice para a composição da chapa. Por enquanto um vereador é o favorito a compor a chapa"

FELIZ 2024!!!!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem