Politica: O silêncio de Ibaneis embaralha o jogo para 2026

 Governador Ibaneis Rocha não confirma disputa ao Senado Federal e com isso, traz o comando de sua sucessão para suas mãos 


Por Damião Miguel

 

O processo eleitoral de 2026, já começou de forma antecipada e em 2024 vamos ver capítulos importantes sendo escritos com vistas as futuras composições de chapas para a sucessão de Ibaneis Rocha. 

Se o chefe do executivo do DF decidir se manter na cadeira do buriti e não aceitar disputar o senado federal, muita coisa poderá mudar e surpresas irão surgir ao longo dessa caminhada política com vistas a 2026.


Rafael Prudente um nome observado

A chapa de Celina Leão deverá ter duas realidades caso Ibaneis Rocha decida se manter no comando do governo. Com Ibaneis fora o nome de maior densidade eleitoral para substituir o chefe do executivo ao Senado Federal dentro do grupo governista, atende pelo o nome de Rafael Prudente. 

Nos bastidores o nome de Prudente também vem sendo falado para compor a condição de vice-governador em uma eventual formação de chapa PP/MDB em 2026. O parlamentar vem se articulando a nível nacional, mas não esconde de ninguém que tem na figura de Ibaneis Rocha o seu líder no DF.


O jogo embaralhado

A expectativa criada em torno da decisão do governador Ibaneis Rocha em disputar a vaga para o senado acaba por embaralhar a mente dos caciques partidários do DF e deixa muita gente atordoada para a sua sucessão. 

Sem confirmar a sua presença na disputa ao Senado Federal,  Ibaneis Rocha,  centraliza com o seu silêncio o comando de sua sucessão em suas próprias mãos e torna refém toda a classe política de direita do DF.

No grupo político governista nomes como; José Humberto,  Rafael Prudente e  Eduardo Pedrosa, surgem como os mais comentados nos bastidores para ocupar a condição de vice na chapa encabeçada por Celina Leão. Mas não podemos negar que outros nomes estão se movimentando na busca dessa viabilidade pré-eleitoral.



Ibaneis não esconde sintonia com a leoa

As movimentações até esse momento do governador Ibaneis Rocha dão sinais claros que a vice-governadora Celina Leão será o seu nome para a briga eleitoral majoritária de 2026. 

A dupla vem demonstrando sintonia no dia a dia e a postura de Celina Leão agrada o chefe do executivo em virtude de sua lealdade já demonstrada ao mesmo tempo não faz nenhum movimento político sem antes ouvir o governador Ibaneis Rocha. 

Nos corredores do poder é dado como certo o nome de Celina Leão para a disputa da sucessão de Ibaneis Rocha, mas ela também sabe que opositores estão em plena movimentação buscando atrapalhar seu projeto político de governar o DF.

●●●●


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem