Câmara Legislativa recebe a segunda edição do evento "Enfermagem Multiverso"

As “Expectativas X Realidades” vividas pelos profissionais da saúde, em especial da enfermagem, serão tema do evento proposto pela deputada Dayse Amarilio (PSB)



 

Na próxima sexta-feira (24), às 9h, o auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) será palco da segunda edição do evento mais aguardado pelos profissionais de enfermagem do DF: o “Enfermagem Multiverso”.  Proposto pela Deputada Dayse Amarilio (PSB), que é enfermeira obstetra, desta vez o projeto, realizado no formato de um talk show, terá como tema central as dores e a invisibilidade enfrentada pela categoria. 

Com muito humor, as atrações do evento apresentarão as “Expectativas X Realidades” vivenciada pelos profissionais de saúde, em especial da enfermagem, e tratarão situações vividas pelos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem cotidianamente. Eles ainda abordarão temas como a precariedade das unidades de saúde, a carência de profissionais, remunerações abaixo do piso estabelecido por lei, além claro da sobrecarga dos profissionais, que se dividem entre horas extras e plantões intermináveis. 

“Nossa ideia é fazer com que a enfermagem do Distrito Federal possa ter um momento para relaxar, refletir, trocar experiências e desopilar”, diz Dayse Amarilio. “Minha expectativa para o Multiverso é a melhor possível. É um segundo evento, um momento para que possamos discutir a política de uma maneira diferente, mas apesar disso de forma que traga as problemáticas cotidianas da enfermagem. Sabemos que muitos colegas têm sofrido com problemas de saúde - de natureza física e mental, muitas vezes recorrendo a automedicação para fazerem a rodar girar e se manter dentro de um sistema extremamente caótico e desafiador. Por isso, nesta edição, além da discussão queremos propor ações efetivas, envolvendo a enfermagem, a sociedade e os gestores públicos, para que juntos possamos mudar o cenário que enfrentamos na saúde pública hoje”, completa a distrital.

Vale destacar que o evento contará com presenças ilustres, como a do influenciador digital “Enfermeiro Sincero” e da enfermeira Líbia Bellusci, coordenadora geral do Fórum Nacional da Enfermagem durante o biênio 2021-2023, entre outros. 

Dayse explica que o projeto Enfermagem Multiverso surgiu através de um olhar atento para profissão. "O Projeto Enfermagem Multiverso nasceu quando olhamos com carinho para a Enfermagem, que é uma profissão que se modifica constantemente e tem uma atuação transversal, fundamental no processo de adaptação, readaptação, empoderamento e de ocupação de espaços", diz. "Pensar a Enfermagem Multiverso é pensar numa categoria que pode se travestir de qualquer coisa e desempenhar seu papel com maestria, nos mais variados setores e atendendo a diversos públicos. Além disso, é também pensar na Enfermagem que influi alterando processos de construção, de capacitação e de modificação de sistemas, sempre pensando no bem comum, numa atuação pautada pelo cuidado e, principalmente, norteada pela ciência", completa a distrital.

Para a parlamentar, o evento é uma grande celebração aos profissionais que diariamente consolidam a profissão e que precisam e merecem apoio, condições dignas de trabalho e reconhecimento. "É uma forma singela de cuidar de quem cuida e proporcionar um momento de leveza, conexões e muita troca de informação", reforça Dayse Amarílio.

A programação começa às 8h30 com um Coffee break para os participantes e convidados. Às 9h o evento, que será dividido em quatro blocos, terá início, chegando ao fim às 12h.

As inscrições para quem quiser participar estão sendo realizadas via Sympla (Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/multiverso-2-edicao/2243389), de forma gratuita. O público esperado é de profissionais de saúde, estudantes e interessados na temática.


SERVIÇO:

Segunda Edição do Multiverso da Enfermagem

Data: 24/11/2023

Local: Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal

PROGRAMAÇÃO: 

8h30 – Coffee break

9h - Início do evento - Bloco 1 - “TOMANDO UM CAFEZINHO NA COPA DOS ESPECIALISTAS”

10h - Bloco 2 - “HORA DA MEDICAÇÃO, MINHA OU SUA?”

10h50- Bloco 3 -TALK SHOW com o Enfermeiro Sincero

11h20 – Bloco 4 - “HORA DO REPOUSO”

12h- Encerramento do evento

Ascom Dep. Dayse Amarilio

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem