Agora é realidade: Deputado Iolando, governador Ibaneis e o ministro Renan Filho, assinam a ordem de serviço para Duplicação da BR-080Hoje

 Hoje estamos aqui, muito alegres, assinando a ordem de serviço para iniciar esta tão importante obra para nossa cidade

21/11/2023 às 16h38Atualizada em 21/11/2023 às 16h58
Por: Samue BarbosaFonte: Noticia Certa
Compartilhe:
Agora é realidade: Deputado Iolando, governador Ibaneis e o ministro Renan Filho, assinam a ordem de serviço para Duplicação da BR-080

Por: Samuel Barbosa

Fotos: Jair Machado

 

Um dia para ficar na história de Brazlândia. Hoje, 23\11, marca o início da realização de um sonho de mais de 40 anos: a duplicação da BR-080.

O governo federal, por meio do ministro dos transportes, Renan Filho, juntamente com o governador Ibaneis Rocha, o deputado distrital, Iolando Almeida e o deputado federal, Rafael Prudente, assinaram a ordem de serviço (OS), autorizando o início das obras de duplicação da BR-080. Via que liga Brazlândia à Taguatinga e vice-versa, além de ser acesso para diversas cidades e capitais brasileiras.

Em seu discurso, Renan Filho, afirmou que independentemente de alinhamento político com governantes locais, o governo federal atende igualmente todos os estados do país, desde que as ações sejam justificadas com bons projetos. “Está obra trará mais desenvolvimento econômica e social para Brazlândia. Há muito tempo essa obra é aguardada pelos moradores aqui do Distrito Federal, e, em especial, da cidade de Brazlândia e nós estamos aqui hoje autorizando o início desta duplicação”, disse.

O governador Ibaneis Rocha comemorou o início das obras e lembrou que a duplicação da via faz parte do Plano de Governo Federal 2023-2026, e, foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal em agosto deste ano. “Foi o único pedido que eu fiz para o presidente, a inclusão (da duplicação da BR-080) no PAC. E, graças a Deus, fomos atendidos pelo presidente Lula. Por isso, hoje estamos aqui iniciando essa obra”, disse o governador. 

O deputado Iolando (MDB), que é o representante político de Brazlândia, lembrou dos apelos dos moradores em prol da duplicação, pedidos os quais foram prontamente levados em consideração pelo parlamentar, que solicitou para o governo local. Em sua fala Iolando sempre ponderando em relação a quantas vidas já foram perdidas ao longo da via, inclusive a do ex-deputado Juarezão, que sofreu um acidente automobilístico fatal em junho de 2019. “Lembro dos inúmeros casos de acidentes graves e fatais ocorridos nesta BR, incluindo amigos meus. Hoje estamos aqui, muito alegres, assinando a ordem de serviço para iniciar esta tão importante obra para nossa cidade. Esta via era conhecida como “Br da morte”, agora será a “Br da Vida”, comemorou o parlamentar. 

O custo da obra será de 315 milhões e deverá ficar pronta em 540 dias. A duplicação contempla um trecho de 24 quilômetros, entre o entroncamento com a DF-001, em Taguatinga e a divisa do DF com Goiás, próximo a Vendinha. A duplicação deve impulsionar o desenvolvimento da região, com impacto nos setores de serviço e comércio local, além da mobilidade dos usuários, reduzindo o tempo das viagens e aumentando a segurança viária. A pista concentra um fluxo de mais de 70 mil motoristas diariamente

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem