Capital Moto Week 2023: um ‘guia’ de visitação para o festival de motos

 O maior encontro de motocicletas da América Latina abre as portas nesta quinta-feira (20) com expectativa de receber mais de 800 mil pessoas

Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023: um ‘guia’ de visitação para o festival de motos. Fotos: Geison Gue

Nesta quinta-feira (20) o Parque de Exposições da Granja do Torto, mais precisamente às 17h, abre as portas para a edição 2023 do Capital Moto Week (CMW). O maior encontro de motocicletas da América Latina – e um dos maiores do mundo – espera receber mais de 800 mil pessoas entre pedestres e motociclistas nos 10 dias de festival. 

Até o dia 29 de julho, além das 800 mil pessoas, os organizadores do CMW esperam receber cerca de 1,8 mil motoclubes e cerca de 350 mil motocicletas. Serão mais de 100 shows ao longo dos dias e o festival deve movimentar mais de R$ 60 milhões na economia da capital federal

Para este ano, a “Cidade da Moto” ocupa uma área de 298 mil metros quadrados dentro do Parque de Exposições, a maior da história do evento. Além dos mais variados tipos de motocicletas, o complexo combinará experiências imersivas como parque de diversões com roda-gigante, bungee-jump e uma tirolesa que cruza pelo alto toda a arena de shows.

Serão duas praças de alimentação, que foram reconfiguradas, com 34 operações de restaurantes de destaque de Brasília. Os clássicos espaços temáticos, como Moto Kids, Moto Pets, Feira BSB Mix, Rock Saloon, Moto Bar e Lady Bikers. E os estandes de montadoras como BMW, Honda e Royal Enfield, além de acessórios e demais itens para motos e motociclistas..

Dentre os mais de 100 shows espalhados pelos palcos do complexo, sete serão de artistas de renome nacional e internacional. Na abertura, no dia 20, Supla será a atração principal, seguindo de Nando Reis (21), Marcelo Falcão (22), Angra (23), Pato Fu (27), Jota Quest (28) e Pitty (29) encerrará a edição deste ano. 

Confira um guia de visitação para melhor aproveitar os 10 dias de Capital Moto Week!

Como chega

O Parque de Exposições da Granja do Torto fica a 12 quilômetros do centro de Brasília. Os acessos ao festival estão logo após o balão do Torto. Basta seguir em frente e virar à esquerda para acessar as entradas e saídas de motos sem garupa. Seguindo em frente, vem o acesso de motos com garupa, o estacionamento rotativo (E1) e o estacionamento público, onde está a entrada de pedestres e bilheteria (E2).

Horário de funcionamento

A “Cidade da Moto” funciona 24 horas por dia, afinal, são esperadas mais de 20 mil pessoas acampando nas dependências da Granja. Porém, a bilheteria e a entrada do público rotativo funcionarão a partir das 14h na quinta e sexta-feira, e a partir das 9h aos sábados e domingos. A entrada no complexo de segunda a quarta-feira é liberada mediante a retirada do ticket online na Bilheteria Digital.

O Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília, foi transformado em uma verdadeira “Cidade da Moto”, com infraestrutura compatível a de um pequeno município. Mais de 20 mil pessoas farão do CMW a sua casa, acampando no espaço e utilizando a infraestrutura hidráulica, elétrica, sanitária. Para acessar a área é preciso adquirir um ingresso, com valor diário, no site do evento.

Acessibilidade

Segundo a organização do evento, o CMW está preparado para receber pessoas com deficiência. As ruas e dependências foram adaptadas com rampas e sinalizações. Um comitê de boas-vindas atuará desde o estacionamento exclusivo e entrada no festival ao atendimento humanizado, já dentro do complexo. Haverá tradução em libras nos shows das atrações principais e um “Camarote Solidário” dedicado a esse público, em frente ao palco principal, com estrutura de piso elevado. Para garantir a gratuidade do seu ingresso e do acompanhante, os interessados devem apresentar o laudo atualizado ou a carteirinha PCD na bilheteria do festival.

Alimentação 

O CMW preparou praça de alimentação com 37 operações com sabores que atendem desde os amantes de pratos rápidos aos mais sofisticados, além de opções vegetarianas. Os bares e restaurantes estarão distribuídos na Praça Pub, que será assinada pela Pepsi Black, na Praça Palco e nos quiosques espalhados pelas ruas do complexo. O consumo será feito exclusivamente via Nugo, sendo necessário recarregar um cartão com valores desejados. Quem quiser sair da rotina no almoço durante a semana, poderá aproveitar as opções gastronômicas e vivenciar o clima do festival. A entrada no complexo é gratuita de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h.

Atrações 

A programação inclui apresentações culturais, que vão do rock ao hip hop, exposições de artistas da cidade e de jovens da periferia, além de intervenções artísticas e performances, como contação de histórias, danças, grafites e teatro. De 24 a 26 de julho, o “Cinema a céu aberto” exibirá sessões às 18h30 e 20h40 com filmes importados das telonas. Nesses dias a entrada é gratuita mediante ingresso retirado na Bilheteria Digital.

Estilo Moto Week

A variação de temperatura é grande em um mesmo dia do Capital Moto Week. O período do ano combina sol, calor, baixa umidade e baixas temperaturas. A dica para curtir muitas horas no CMW é escolher um look confortável e apostar em tênis ou botas para explorar todo o complexo durante o dia. Casaco, jaqueta ou peças de sobreposição são coringas para proteger do frio que chega com a noite.

Legados Sociais .

Além da programação recheada de música, motos e shows com grandes nomes do rock nacional e local, o CMW prioriza uma agenda social. Com a Vila do Bem, o Capital Moto Week promoverá, de 24 a 26 de julho, atendimentos gratuitos de saúde, vacinação e ações de cultura voltadas à comunidade e instituições carentes do Distrito Federal. Os visitantes também poderão conhecer o complexo e tudo que envolve o universo de um grande festival. A entrada é gratuita mediante ingresso retirado pela Bilheteria Digital.

Moda, acessibilidade e inclusão 

O Capital Moto Week promoverá, às 16h de 23 de julho, no palco Lady Bikers, um desfile inclusivo com referências de moda sustentável inspiradas no rock e na alta costura. As peças do catálogo, idealizadas pelo Ateliê Flor do Rock, são inspiradas nos 20 anos do festival. A coleção intitulada “Moto Week 20” inclui roupas personalizadas de acordo com o corpo e perfil de cada modelo.

Motoclubes e Motogrupos

Motoclubes e motogrupos são parte fundamental do evento, eles saem de vários estados do país para marcar presença no festival. Dos 298 mil m² de área ocupada no CMW, 24% são destinados aos 217 motoclubes e motogrupos que reservaram espaços dentro da “Cidade da Moto” com programações próprias. Fora isso, é esperada a participação de 1,8 mil motoclubes do Brasil e de outros países.

Motokids

O espaço dedicado às crianças terá a tradicional performance do Globo da Morte, roda gigante, touro mecânico e brinquedos infláveis. O voucher para a roda gigante deve ser retirado no stand do BRB, mediante preenchimento de formulário.

Moto Pets .

Donos de pets poderão levar os bichinhos para uma experiência em família ou mesmo adotar um, com a ajuda do abrigo Flora e Fauna, de Brasília. Serviços de vacinação e vermifugação serão oferecidos gratuitamente. O espaço Moto Pets funciona todos os dias, das 9h às 18h. Em 22 e 29 de julho, o Lady Bikers será palco de desfiles de cães e gatos. O público pode levar seus pets e concorrer a prêmios. 

Posto Médico 

Há, pelo menos, quatro postos médicos espalhados em pontos estratégicos no complexo do festival. Eles ficam próximos aos palcos (Principal, Rock Saloon, Lady Bikers, Moto Bar e Pepsi Black).

Parque de Diversões 

O complexo combina experiências imersivas de festivais internacionais. Entre elas a roda gigante com 22 metros de altura, bungee-jump de 40 metros (equivalente a um prédio de 15 andares), que já é tradição no CMW, e uma tirolesa com torre de saída de 15 metros de altura e 134 metros de extensão, que cruza pelo alto toda a arena de shows.

Segurança e Mobilidade 

A logística de mobilidade do festival foi definida junto à Secretaria de Mobilidade do DF. Os acessos aos estacionamentos e entradas estarão sinalizados e um time capacitado indicará os acessos de motos, pedestres e motoristas. Para evitar congestionamentos, é importante sair cedo de casa. As dependências do complexo terão equipe treinada para fazer a segurança do festival, nas entradas, saídas e dentro do complexo.

Shows 

Cinco palcos receberão mais de 100 apresentações ao longo dos 10 dias de Capital Moto Week. O Palco Principal terá shows de Charlie Brown Jr. 30 anos, Nando Reis, Marcelo Falcão, Angra, Pato Fu, Jota Quest, Pitty, entre outros. Os demais quatro palcos são temáticos e intitulados: Moto Bar, Lady Bikers, Rock Saloon e Pepsi Black. A programação musical é diária e o complexo funcionará também durante a semana. Mais de 70 bandas passarão pelo CMW, contemplando todas as vertentes do rock. Haverá ainda apresentações de jazz, blues, música eletrônica e hip hop. 

Ingressos

A compra de ingressos pode ser realizada de três maneiras, pelo site do evento, na loja do CMW no Iguatemi ou direto na bilheteria da Granja. Motociclistas sem garupa não pagam, se estiverem acompanhados, entram grátis de segunda a sexta até 18h e, aos sábados e domingos, até 15h. PCD tem acesso grátis com direito a acompanhante. Crianças até 12 anos não pagam desde que acompanhadas de responsável. E há o ingresso solidário (com preço promocional), para quem levar lixo eletrônico ou 1kg de alimento não perecível.

Serviço

Capital Moto Week | Edição 20 Anos

Quando: 20 a 29/07/2023
Onde: Parque de Exposições da Granja do Torto | Brasília (DF)

Ingressos: Link

Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023: um ‘guia’ de visitação para o festival de motos. Fotos: Geison Guedes/DP.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.
Capital Moto Week 2023.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem