Reciclando o Futuro, instituto fundado por ela, oferece implante gratuito de DIU para pessoas em situação de vulnerabilidade
O Instituto Reciclando O Futuro está com 40 vagas abertas para mulheres interessadas na colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre como método contraceptivo. A iniciativa é voltada a quem não possui condições financeiras de arcar com o procedimento. As inscrições devem ser feitas pelo site www.reciclandoofuturo.com.br.
Após o cadastro, as candidatas passam por uma entrevista com profissionais da área da saúde, etapa necessária para verificar se atendem aos pré-requisitos para a implantação do dispositivo. A ação integra o projeto DIU Social, desenvolvido em uma clínica localizada em Taguatinga Sul, no Distrito Federal, que já realizou mais de 500 atendimentos no último ano.
De acordo com a fundadora do instituto, Renata D’Aguiar, a iniciativa busca ampliar o acesso ao método contraceptivo e garantir mais agilidade no atendimento. “O objetivo é atender com mais celeridade mulheres que precisam do DIU, mas não têm condições financeiras para pagar pelo procedimento. Assim, elas podem realizar um planejamento familiar mais duradouro e consciente”, afirma.
As mulheres selecionadas passam por uma consulta inicial e realizam um teste para confirmar que não estão grávidas antes da colocação do DIU, procedimento que é feito sob anestesia. A clínica também oferece a possibilidade de implantação gratuita de outros tipos de DIU, desde que o dispositivo seja adquirido pela própria paciente.
Segundo a enfermeira responsável, Ana Luiza Vicente da Silva, o primeiro atendimento inclui orientações detalhadas sobre o procedimento. “Nesse primeiro encontro, além de uma conversa aprofundada sobre o método e os cuidados necessários, realizamos o teste Beta HCG para descartar qualquer gestação”, explica.

0 Comentários