
Brasília – A discussão sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a implementação da tarifa zero no transporte público ganha destaque no cenário político nacional, com previsão de votação para a proposta de mudança da escala de trabalho até maio deste ano. O Deputado Distrital e Vice-Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Ricardo Vale, tem atuado ativamente na defesa dessas pautas, ressaltando a importância de iniciativas que promovam maior dignidade e qualidade de vida para os trabalhadores e suas famílias.
Segundo o Deputado Distrital Vice-Presidente da CLDF, Ricardo Vale, a escala 6x1 é considerada “desumana”, pois “rouba o tempo das pessoas, afasta as famílias, adoece trabalhadores e trabalhadoras e impede qualquer perspectiva real de descanso, lazer e convivência”. Ele defende que a alteração do regime de trabalho é fundamental para garantir mais tempo para viver, e não apenas para sobreviver. Vale tem acompanhado de perto as tratativas no Congresso Nacional e articulado apoio para a votação da medida.
As pautas de justiça social têm amplo apoio popular. Pesquisas indicam que 81% dos brasileiros aprovam a tarifa zero no transporte e 72% são favoráveis ao fim da escala 6x1. Embora essas propostas sejam bandeiras do Governo Federal, elas ainda enfrentam resistências por parte de setores do Congresso Nacional. No Distrito Federal, a viabilidade do transporte público gratuito já foi demonstrada com a implementação do “Vai de Graça”, um projeto originado do Tarifa Zero Estudantil, de autoria do Deputado Ricardo Vale, que beneficiou milhares de estudantes e agora foi expandido pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A iniciativa distrital serve como um modelo para a expansão da gratuidade para outros segmentos da população, evidenciando que, com justiça social, é possível avançar.
https://jornalismodigitaldf.com.br/debate-sobre-o-fim-da-escala-6x1-e-tarifa-zero-ganha-forca-no-congresso-nacional/?fsp_sid=248212
0 Comentários