
BRASÍLIA – O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) enfrenta uma grave crise financeira que tem comprometido diretamente a oferta de serviços essenciais, resultando na suspensão de tratamentos, fechamento de leitos e cancelamento de exames. A situação, que veio à tona em dezembro do ano passado com a revelação de uma dívida superior a R$ 118 milhões, levou a Justiça a determinar, nesta terça-feira (25), o repasse imediato de R$ 69 milhões por parte do Governo do Distrito Federal (GDF) para evitar um colapso ainda maior.
A inadimplência do HCB, um pilar fundamental no atendimento pediátrico, já causou o fechamento de 65 leitos de internação, 14 leitos de UTI e diversas unidades de UTI pediátrica. Além disso, pacientes tiveram atendimentos e exames cancelados, e o pagamento de férias de trabalhadores foi suspenso, gerando um cenário de angústia para centenas de famílias que dependem da instituição.
Segundo o Deputado Distrital Vice-Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Ricardo Vale, a situação é gravíssima e exige uma postura imediata do GDF. “Estamos falando de crianças e de famílias que dependem do Hospital da Criança e hoje vivem a angústia de ver tratamentos suspensos por falta de repasses. O governo precisa assumir sua responsabilidade e agir com urgência”, afirmou Vale.
O parlamentar destacou que seu gabinete já havia solicitado esclarecimentos à Secretaria de Saúde do Distrito Federal e cobrado o repasse integral dos recursos necessários para regularizar a situação financeira do hospital, mas ainda não obteve resposta. A intervenção judicial, portanto, reforça a urgência e a criticidade da questão, que coloca em risco a vida de crianças e a saúde pública do Distrito Federal. O GDF não se manifestou publicamente sobre a decisão judicial até o momento da publicação desta matéria.
https://jornalismodigitaldf.com.br/crise-financeira-ameaca-atendimentos-no-hospital-da-crianca-de-brasilia/?fsp_sid=245492
0 Comentários