Politica: O vale tudo e os cenários para Distrital, Federal, Senado e GDF

 


REELEIÇÃO NÃO SERÁ FÁCIL

O processo eleitoral de 2026 passará por uma metamorfose de todas as espécies antes da decisão final do eleitor ir as urnas e decidir o futuro de Brasília. Na disputa distrital o cenário anda assustador para boa parte  dos atuais deputados distritais que buscarão a reeleição. Entre os distritais tem muita gente comprando 'gato por lebre' e poderão ser surpreendidos na abertura das urnas.

Na disputa federal tem muita gente acreditando na maior renovação da história do parlamento federal do DF, enquanto os mais otimistas apostam em 30% de renovação, outra parcela acredita que a surpresa pela renovação poderá passar de 50%.


GDF E SEUS PERSONAGENS

A briga pelo GDF já está desenhada e haverá uma salada de nomes e correntes politicas das mais diversas para a disputa da sucessão de Ibaneis Rocha. No campo governista buscará a reeleição a vice- governadora Celina Leão, que lidera as últimas pesquisas e aparece com chances na disputa do ano que vem. O ex- governador José Roberto Arruda, está no retrovisor da leoa e já é visto a olho nu na disputa pela liderança nas pesquisas.

 Nos últimos levantamentos dar para observar que Celina Leão e Arruda tendem a disputar o voto conservador em pé de igualdade na busca da liderança dos próximos levantamentos. Vale lembrar que Arruda está elegível por decisão do decreto assinado pelo Presidente Lula.

Ainda de forma tímida, mas aparecendo na lembrança do eleitorado surge o nome da deputada Paula Belmonte, que nos bastidores vem sendo observada como um nome que poderá surpreender no processo eleitoral dependendo dos futuros acontecimentos em Brasília.

OS NOMES DA ESQUERDA

Na ala mais a esquerda o PT deverá remanejar Geraldo Magela, para a disputa distrital ou federal e confirmará o nome de Leandro Grass para o enfrentamento das urnas em busca do GDF. O ex- interventor do DF, Ricardo Capelli, vem crescendo nas intenções de voto com o barulho que vem criando nas redes sociais. 

Enquanto Leandro Grass se mostra mais cauteloso em suas declarações politicas, Ricardo Capelli, chuta o pau da barraca e se mostra mais incisivo em suas posições no campo da oposição com vistas a briga do GDF.


A DURA BRIGA DO SENADO

Nos bastidores o grande comentário é que o eleitorado do DF, deverá de fato ter uma cadeira para decidir na hora do voto na briga do senado federal. Na avaliação dos analistas de plantão, Michelle Bolsonaro, teria uma cadeira cativa nessa briga ao senado no ano que vem. Então na avaliação dos últimos levantamentos realizados o que estará na disputa será uma cadeira.


ERIKA KOKAY ACREDITA NA SUA ELEIÇÃO AO SENADO

No campo da esquerda teremos dois nomes para o eleitorado definir o chamado voto casado. De um lado a combativa Erika Kokay, que promete surpreender e garantir uma cadeira do senado ao campo mais progressista. Entre os aliados a deputada federal petista, Erika Kokay, acredita que a gestão Lula estará em alta na eleição do ano que vem e por consequência a tendência natural será o eleitorado do DF se dividir e eleger um nome da direita, que possivelmente será Michelle Bolsonaro e um nome mais alinhado a Lula.


LEILA APOSTA NA REELEIÇÃO E NO SEGUNDO VOTO

Considerada um Senadora que poderá surpreender na hora do voto, Leila Barros, anda em plena movimentação na construção da reeleição, nos últimos levantamentos a parlamentar andou sendo citada de forma muito positiva no segundo voto do eleitorado de seus principais adversários. A Senadora Leila Barros, sabe que herdará quase que de forma automática o segundo voto da deputada Erika Kokay e decidiu que não vai entrar em rota de colisão com seus demais adversários com a esperança do chamado pinga - pinga do segundo voto em seu favor.



IBANEIS UM DOS FAVORITOS AO SENADO

O governador Ibaneis Rocha é de forma natural favorito para uma cadeira de senador no ano que vem. Mas suas movimentações precisam ser focadas não apenas na construção da viabilidade politica da vice governadora Celina Leão ao GDF. Até esse momento o chefe do executivo não tem parceiro do chamado 'segundo voto' para chamar de seu. 

Aliados do governador tem falado em voz baixa que Ibaneis precisa dar atenção a sua futura candidatura ao senado na construção de parcerias solidas sem riscos e com a capilaridade necessária para não virar 'cavalo paraguaio' na hora do voto. 

Nos corredores já dizem que o voto que aparece nas pesquisas para  Celina Leão já está casado com Ibaneis Rocha e nesse momento ele precisa ampliar essa frente e sua densidade na busca de consolidar  essa grande frente para não correr risco de ser surpreendido no processo da escolha do eleitorado.


ARRUDA E SUA INFLUÊNCIA 

  Entre aliados do chefe do executivo do DF, existem aqueles que já estão falando com ele que o eleitorado do ex- governador José Roberto Arruda, poderá ser decisivo para Ibaneis Rocha garantir a cadeira de Senador da Republica em 2026. 

Em um dos levantamentos pré-eleitorais,  aliados do governo tiveram acesso e observaram na oportunidade que Arruda exerce forte influencia na hora do voto para o Senado entre seus eleitores. E diga-se de passagem bem alta no levantamento essa influencia. Em resumo, toda e qualquer desavença pública entre Ibaneis Rocha e Arruda os números mostram ser ruim para ambos, mas Ibaneis perde substancialmente apoios na disputa ao senado.


CONSERVADORES E SEUS PERSONAGENS

No horizonte dos conservadores, Michelle Bolsonaro, caminha a passos largos para ocupar a cadeira de Senadora da República em 2027 e certamente fará dupla com sua amiga e atual Senadora Damares Alves no parlamento do DF.  Agora, na outra ponta surgem os nomes dos bolsonaristas raízes, Bia Kicis e Sebastião Coelho, ambos vem crescendo nas intenções de votos e certamente darão muito trabalho na briga do Senado no ano que vem. Entre bolsonaristas já vem sendo dado como certo que o ex- presidente Jair Bolsonaro definirá uma chapa puro sangue para a disputa ao senado pelo DF. Resta saber se Michelle/ Bia Kicis ou Michelle/ Sebastião Coelho.

Em resumo, faça as suas apostas, que chegou a hora de separar os homens das crianças...


Redação

Postar um comentário

0 Comentários