
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (4), mostra que a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), é a preferida do eleitorado candango ao governo em 2026.
Em um primeiro cenário estimulado pelo levantamento, Celina aparece com 37,2% da intenção de votos dos entrevistados. O ex-governador do DF, José Arruda, aparece na segunda posição com 16%.
Na sequência aparecem o presidente do Instituto do Iphan, Leandro Grass (PT), com 9,7%, o senador Izalci Lucas (PL-DF), com 9%, a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), com 6% e o pré-candidato ao governo do DF, Ricardo Cappelli (PSB), com 5,2%.
Não souberam ou não responderam: 5,5% e disseram votar em nenhum, branco ou nulo, 11,5%.
Segundo cenário
Em um segundo cenário estimulado pela pesquisa, Celina aparece com 45,6% dos votos; seguido por Izalci com 12,7%, Grass com 11,9% e Cappelli com 8,3%.
Não souberam ou não responderam: 7% e disseram votar em nenhum, branco ou nulo, 14,6%.
Espontânea
O levantamento também demonstrou o cenário espontâneo, onde o eleitor indica em quem quer votar, sem o instituto indicar nomes. A vice-governadora também lidera no panorama com 8,2%.
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que não pode se candidar ao cargo pois já está em seu segundo mandato, aparece na segunda posição com 6,6% da intenção de votos. Veja abaixo o cenário completo:
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pessoais, entre os dias 23 e 27 de agosto. Foi utilizada uma amostra de 1.510 eleitores, com grau de confiança de 95,0% e margem de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.
0 Comentários