Para o senador Izalci Lucas (PL/DF), líder da Oposição no Congresso Nacional, o grande culpado por todo o imbróglio envolvendo a taxação de 50% dos produtos brasileiros é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Izalci salientou que a sobretaxa vem sendo aplicada também a outros países e, portanto, não está vinculada especificamente ao Brasil ou a declarações pontuais.
"O comportamento do presidente Lula, com críticas constantes aos Estados Unidos, inclusive chamando o presidente Donald Trump de nazista, só agrava a situação e prejudica nossa imagem internacional", disse.
Ainda segundo o líder da Oposição no Congresso Nacional, cabe ao governo brasileiro, especialmente ao Itamaraty, buscar o diálogo e negociar para que essa situação não prejudique a economia dos dois países, que historicamente sempre mantiveram uma relação diplomática sólida.
Lula tem memória curta
O presidente Lula adora dar pitaco nas crises internacionais e causar desgastes para o Brasil. Segundo fontes de jornalistas argentinos, o presidente Javier Milei não ficou nada satisfeito com a visita feita por Lula à ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchnner, condenada por corrupção.
Outro caso emblemático foi a chegada no Brasil da ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia, condenada por lavagem de dinheiro envolvendo a empreiteira brasileira Odebrecht. E detalhe: Nadine chegou ao Brasil em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Ou seja, dinheiro público gasto para trazer para o nosso país uma corrupta condenada. Por que Lula se empenhou tanto?
Será que todos esses fatos não são intromissões de Lula em outros países?
0 Comentários