Entre os dias 19 e 31 de outubro, 12 Escolas do Campo de Brazlândia, o Centro de Ensino Especial e pessoas idosas, atendidas pela Obra Social Santa Isabel e pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CECON) de Brazlândia, poderão assistir o espetáculo “Baú de Histórias”, que faz parte do projeto “Ciranda Rural” - pensado como um convite ao exercício da leitura, da criatividade e da acessibilidade cultural, a partir da audição de histórias e da formação de multiplicadores dessa arte - idealizado pelo Grupo Paepalanthus, de contadoras de histórias .
Serão 15 apresentações que contam com um repertório selecionado para a faixa etária dos diferentes públicos atendidos pelo projeto, como estudantes da educação infantil, ensino fundamental I e II, estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) e pessoas idosas de instituições públicas de Brazlândia.
A biblioteca Érico Veríssimo, importante espaço cultural da cidade, receberá uma apresentação do espetáculo “Baú de Histórias”, no dia 27 de outubro, para pessoas idosas de instituições de Brazlândia e o melhor, também será aberta ao público espontâneo.
Ainda dentro da proposta do projeto “Ciranda Rural” haverá a realização de uma oficina de formação de contadores de histórias/mediadores de leitura - “Práticas da Narrativa Oral: ler, ouvir e contar” para professores e demais interessados, que acontecerá na Biblioteca Érico Veríssimo, no próximo dia 01 de novembro. O intuito da oficina é sensibilizar professores, mediadores de leitura e outros interessados, para que reconheçam o poder da palavra e sua força criadora.
Ciranda Rural - As histórias são as cores das memórias antigas trazidas de boca a ouvido até os dias atuais. O espetáculo literário “Baú de Histórias” reúne contos populares, entremeados por cantigas e brincadeiras que permeiam a memória afetiva dos ouvintes, compondo um mosaico cultural capaz de explicar a origem das histórias e a forma como elas se espalharam pelo mundo.
Realizado pelo Grupo Paepalanthus - que é formado pelas contadoras de histórias Aldanei Menegaz, Rose Costa, Míriam Rocha e Simone Carneiro - o Projeto Ciranda Rural conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal - FAC/DF. Além de Aldanei, Rose, Míriam e Simone, o espetáculo ainda conta com a participação dos músicos Artur Araujo e Lucas Baraúna e com a direção de cena de Joana Abreu.
Para as contadoras de histórias, “como as Escolas do Campo são afastadas dos centros urbanos, o projeto Ciranda Rural possibilitará a esse público, que é pouco contemplado, o acesso a eventos culturais e a ações de formação, quando, tanto os estudantes e seus familiares, quanto os funcionários das escolas contempladas, terão a oportunidade de vivenciar novas experiências literárias”.
Acessibilidade - O espetáculo contará com intérprete em libras em duas sessões: no dia 19/10, às 16h, no Centro Educacional (CED) INCRA 08 e no dia 26/10, às 19h no Centro Educacional (CED) Irmã Regina. Haverá reserva de espaços em todas as sessões para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. No Centro de Ensino Especial da cidade, o espetáculo será apresentado no dia 26/10, às 10h e às 14h, para que estudantes com deficiência e dificuldades de locomoção tenham acesso a produtos literários. Vale ressaltar que os locais onde acontecerão as apresentações do espetáculo e a oficina possuem acessibilidade estrutural.
SERVIÇO:
Grupo Paepalanthus leva o “Projeto Ciranda Rural” com apresentações do “Espetáculo Literário Baú de Histórias”, nas escolas do campo e outras instituições públicas de Brazlândia
Programação
19/10 – 11h – EC BUCANHÃO/ 16h – CED INCRA 08
20/10 – 9h – EC INCRA 06/ 15H30 – ECPA TORRE
23/10 – 10h – CEI 03 - INCRA 06/13H30 – EC ALMÉCEGAS
26/10 – 10h e 14h – CEE PROFESSORA LUCIENE SPINOLA/ 19H – CED IRMÃ REGINA
27/10 – 9h – Biblioteca Érico veríssimo (Obra Social Santa Isabel e CECON)
27/10 – 15h – CED 04 - CURRALINHO
30/10 – 10h30 – CED VENDINHA/ 16H - CEF INCRA 07
31/10 – 9h – EC Chapadinha /14h – EC INCRA 08.
OFICINA PRÁTICAS DA NARRATIVA ORAL: LER, OUVIR E CONTAR
01/11– Biblioteca Érico Veríssimo, para professores e demais interessados:
Turma1: 8h30 às 11h30 (150 vagas)
Turma 2: 13h30 às 16h30 (150 vagas).
Informações e contato para entrevistas: Aldanei Menegaz (61) 98419-9203 e Simone Carneiro (61) 99649-6422
0 Comentários