Grupo de Trabalho dá mais um passo para colocar em prática Política Distrital de Primeiro Emprego para profissionais da Enfermagem
Na tarde desta quarta-feira (13), a Câmara Legislativa do Distrito Federal, mais uma vez, abriu as portas para o Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes de entidades patronais, do governo e sindicatos para debater a regulamentação e implementação da lei que institui Política Distrital de Primeiro Emprego para Profissionais da Enfermagem, Lei 7295/2023, de autoria da deputada Dayse Amarilio (PSB), que foi sancionada no último mês de julho.
O primeiro encontro do GT, que tem como desafio sugerir um modelo de regulamentação da nova legislação, aconteceu no último dia 23 de agosto. Na ocasião, teve início o diálogo e foram enumerados os desafios que os profissionais da enfermagem sem experiência enfrentam para acessar o mercado de trabalho.
Já a reunião realizada hoje resultou numa série de sugestões para que a Política de Primeiro Emprego para Profissionais da Enfermagem saia do papel e possa virar realidade. A ideia é que essa política seja efetivada através de parcerias entre os setores público e privado.
Ao término do encontro ficou acertado que em 21 dias o GT voltará a se reunir e produzirá uma minuta com uma sugestão de regulamentação da norma, que deverá ser entregue ao Executivo.
Para a distrital, a reunião foi muito produtiva e rica em troca de experiências e informações.
“Hoje demos mais um passo rumo a implementação da Política Distrital do Primeiro Emprego para Profissionais do DF. Acertamos alguns pontos que farão parte do documento que finalizaremos no próximo encontro, entre eles: a realização de cursos de formação continuada, com a eleição de critérios de inclusão para que os interessados participem do curso, carga horária mínima, teste de nivelamento dos participantes, necessidade de acompanhamento dos profissionais para fins de pesquisa e avaliação dos impactos da adoção da política na assistência”, informa Dayse.
Participaram do encontro representantes da Secretaria de Saúde (SES-DF), da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Distrito Federal - ABEn-DF, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac – DF), do SindEnfermeiro DF, do Sindicato Brasiliense de Hospitais - Casas de Saúde e Clínicas (SBH) e do Terceiro Setor.
Ascom Deyse Amarilho
0 Comentários