AS 20 MAIS DA POLÍTICA DO DF & ENTORNO

 

VAMOS AS 20 MAIS DA POLÍTICA DO DF & ENTORNO 



Por Damião Miguel 



Celina e suas opções para a vice

" A vice-governadora Celina Leão terá uma missão com muitas opções,  mas tem duas alerternativas com mais chances com vistas a sua chapa majoritária em 2026. A briga pela vice em sua chapa valerá ouro tendo em vista a leoa não poder disputar a reeleição em 2030 de acordo a lei eleitoral.  O Republicanos já sinaliza que deseja a vaga e deverá intensificar esse interesse desde agora. Em contrapartida o MDB vê na figura do futuro Presidente da legenda, Wellington Luiz, um nome a ser avaliado. Principalmente se ele for reeleito para o comando da CLDF. Algo já nos planos de Ibaneis e que tem tudo para acontecer"



Edimar poderá somar com Iolando em 2026

" O ex-deputado distrital Edimar Pireneus anda avaliando o seu futuro com vistas as eleições de 2026. Entre amigos,  Edimar tem analisado que caso não dispute o processo político, tende a apoiar o seu amigo Iolando Almeida. Em uma avaliação o ex-deputado se posicionará em favor de Brazlândia. Ele acredita que apoiar alguém de fora seria intitulado como político de dois discursos.  Pois Edimar Pireneus sempre foi bairrista quando o assunto é Brazlândia "



José Gomes corrigindo pra 2026

" O empresário e ex-deputado José Gomes anda analisando onde errou na eleição de 2022 para fazer as correções no tempo certo. Algumas aquisições feitas ao longo de sua campanha foram consideradas pontos chaves para a derrota e os resultados finais da dupla candidatura do grupo de José Gomes lançadas em 2022.  A decisão já tomada até o momento é que dessa vez, José Gomes, virá em voo solo e para a Câmara Legislativa em 2026. Certamente o resultado será diferente da eleição anterior"



As missões  de Iolando no segundo mandato 

" O deputado distrital Iolando de Brazlândia, representante da Pessoa com deficiência no DF, anda concentrado em algumas missões que ele vem defendendo em seu segundo mandato e pelo jeito as coisas estão acontecendo positivamente para o parlamentar do MDB. O laudo por prazo inderminado para a pessoa com deficiência permanente foi aprovado. A reforma e ampliação do hospital de Brazlândia começou a ser liberada. A DF-  180 receberá asfalto novo esse ano. O governador Ibaneis incluiu a pedido de Iolando a duplicação da BR-080 no PAC e agora está faltando a ADE de Brazlândia e a implantação de política habitacional para a cidade de Brazlândia e para a pessoa com deficiência. Com o que já aconteceu, a reeleição de Iolando começa a ser construida"



Valparaíso: Um atual tratado como ex


" O Prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, dificilmente fará o sucessor na eleição de 2024. A verdade é que Mossoró prometeu para 6 aliados o apoio em sua sucessão. O interessante é que o prefeito já vem sendo tratado como ex e figura numa rejeição significativa dentro da cidade. Segundo uma fonte pelo menos cinco vereadores tem falado para Pábio Mossoró que a vingança é um prato que se come frio. Vem chumbo grosso por ai"



Melhor atendimento: Eduardo Pedrosa pauta ; depressão, ansiedade e as doenças da mente

" O deputado distrital Eduardo Pedrosa lançou a frente  parlamentar em defesa da vida.  O distrital vem abordando de forma muito séria a pauta das doenças da mente como; depressão,  ansiedade, síndrome do pânico, esquizofrenia,  ...dentre outras. A verdade é que Eduardo Pedrosa deseja uma politica urgente de atendimentos a esses pacientes  e ao mesmo tempo abriu uma pauta importante que atinge milhares de famílias no DF e milhões pelo o Brasil afora. "


 Revoada no mar do Sardinha

" Quem anda sentindo o peso que um mandato faz falta é o ex-deputado distrital Reginaldo Sardinha. O seu grupo político anda se esvaindo pouco a pouco e o agora administrador anda sem poder de reação.  O ex-deputado teve uma excelente votação, mas não levou. Entre amigos Sardinha tem reclamado que os primeiros que pularam do barco foram os que mais se beneficiaram do mandato. Em resumo, os que ganhavam mais, sumiram!. As traíras estão largando Sardinha no mar revolto"




Arruda não quer perder a forma nem tempo

" Chegando ao grupo dos setentões no ano que vem. O ex- governador José Roberto Arruda me confidenciou que chegará aos 70 anos com disposição de; 40, sabedoria de 80, vigor de 30 e a velocidade da galera dos 20. Em resumo o homem quis dizer que estará em ponto de bala nas eleições de 2026. E quando o assunto é eleição,  ninguém duvida do careca de Itajubá"



Os bastidores de olho em Mayara Noronha 

" Considerada muito trabalhadora, disposta, simpática aos olhos da população e com um perfil duro contra as injustiças. A primeira dama do DF, Mayara Noronha,  vem sendo observada pelo o meio político e deixando muitas dúvidas na cabeça de todo mundo quanto ao seu futuro politico em 2026. Os comentários mais fortes dos bastidores é que Mayara Noronha poderá buscar uma das oito cadeiras do parlamento federal. Resta saber se pelo o MDB ou PP"



Legendas de olho em Artur Nogueira e sua boa gestão 

 " Os números de avaliações positivas do administrador regional do Guará, Artur Nogueira, tem despertado os olhos de pelo menos três partidos políticos.  O Republicanos, PSD e o PP veem em sua filiação uma oportunidade para uma possível disputa eleitoral em 2026. Mas o administrador Artur Nogueira tem se desviado desse assunto nesse momento. Segundo ele é hora de trabalhar e deixar questões eleitorais para o tempo certo. Mas declarou que seu guru politico chama-se Ibaneis Rocha. O recado foi dado, só  não entende quem não quiser"



O caminho de volta 

"O ex deputado distrital Cláudio Abrantes anda sentindo na pele o peso que é fazer política pública sem mandato. Preocupado com isso, Abrantes, já começa a se organizar para não fracassar na eleição de 2026 tendo em vista sua boa votação no processo eleitoral anterior. Entre uma das decisões que certamente passa pela a cabeça  do competente Secretário de Cultura do DF, está, não disputar pelo PSD em 2026. Mas como diz Abrantes;" tudo na hora certa"


Ensaio de uma possível candidatura em 2026?

" O agora ex-administrador da Candangolândia, Pablo Valente, agradeceu ao governador Ibaneis Rocha pela a oportunidade de comandar sua cidade. Pela as redes sociais o ex-administrador finalizou agradecendo o distrital Hermeto pela a confiança e garantiu que continuará na mesma linha de trabalho que atuava antes de ocupar o cargo. O que muita gente estranhou foi Pablo Valente declarar que não está em nenhum grupo político. Coisas da política? Ou pré-anuncio de sua candidaturaa distrital em 2026?!"



Ibaneis decide e mexe o tabuleiro no MDB

 " Na reunião que definiu o comando do MDB para o atual presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, Ibaneis Rocha, precisou de 20 minutos para sacramentar a decisão. Segundo uma fonte o chefe do executivo chegou, cumprimentou todos e em seguida soltou a voz;" Meu projeto é ser Senador. Mas para isso preciso do comando do partido". Em seguida sacramentou o deputado Wellington Luiz para presidente . Os presentes ao encontro olharam uns para os outros e nenhuma contestação apareceu. Manda quem pode, obedece quem tem juizo"

 

Ibaneis mais acessível a CLDF

" A seção ll do diário oficial tem mostrado nos  últimos dias que o governador Ibaneis Rocha está mais acessível aos pedidos de sua base da CLDF. Nos bastidores o governador tem dito que vai ouvir mais, para errar menos. O chefe do executivo quer atenção total do primeiro escalão as solicitações de sua base parlamentar e dará sinais nos próximos dias que de fato quer uma nova relação com os deputados distritais "


Um desfile de desgaste político no Itapoã 

" A péssima escolha de realizar o desfile civico da cidade do Itapoã na avenida comercial foi rechaçada de forma veementemente pela a classe empresarial da cidade que acharam sem noção a decisão.  O problema é que o administrador regional acabou trazendo um desgaste desnecessário para a madrinha política da região, deputada distrital Jane Klebia, que nada tinha a ver com essa decisão. Mas segundo uma fonte de dentro da administração o ano que vem o erro  não se repetirá.  Afinal sobrou erro e faltou público"



Daniel acredita que da próxima não passa


 " O suplente de deputado distrital, Daniel Radar, continua trabalhando muito com vistas ao processo eleitoral de 2026. Vale lembrar que ele só não se elegeu por uma diferença de menos de 200 votos para a legenda dele fazer dois deputados distritais. Dentro de sua base eleitoral ele continua dividindo as atenções com a deputada distrital Jaqueline Silva. Mas não anda nada satisfeito com seu partido. Resta saber se pelo marasmo depois da eleição ou se pela a falta de atenção dada a ele"



Guarda Jânio pode voltar, só que ....

" Guarda Jânio vem se organizando para voltar ao cenário político de 2026 depois de passar muita raiva na eleição para a Câmara Federal ao deputado Rafael Prudente. Segundo os bastidores, Guarda Jânio, prometeu demais a legenda e nas urnas não entregou. Foi na verdade um verdadeiro fracasso. Sem esquecer que foi dado condições a ele para cumprir a promessa. Só do partido ele recebeu R$ 505.995, 56. Segundo uma fonte , Rafael Prudente se decepcionou com Jânio do inicio ao fim no processo eleitoral de 2022"



Fraga em ponto de bala

" Não podemos negar a boa atuação do deputado federal Alberto Fraga em defesa de Brasília.  O parlamentar vem sendo incisivo nas pautas que interessam o DF e não se acovarda e nem se esconde nas horas das decisões.  Fraga tem sido um forte nome da oposição ao projeto do PT no comando do País. Vale lembrar que pautas que favorecem o trabalhador,  lá está Fraga votando a favor"



Turma da preguiça que se cuide

" A distrital do PSB Deyse Amarilio não anda satisfeita com o rendimento de alguns aliados. A turma anda meio acomodada e a parlamentar já fez algumas mudanças na equipe e deverá continuar pelo os próximos dias. Tem comissionados que se transformaram em "amigos" da distrital e acreditam que não precisam mais trabalhar em suas bases. O diário poderá mostrar que estão enganados. Vamos trabalhar galera a reeleição começa no primeiro dia de mandato"



Daniel de Castro orientado para mudar


" O administrador regional  de Vicente Pires, Pastor, Gilvando Galdino, parece que não caiu na graça dos moradores da região que ele mora e administra. Politicamente o padrinho da cidade, distrital Daniel de Castro , vem sendo orientado pela a troca de comando para dar uma mudança mais ativa politicamente ao projeto dele dentro da região. Vale lembrar que internamente no grupo de Daniel de Castro o buchixo é pela troca. Sei não...pelo jeito esse semestre será  sacramentado o futuro de Galdino no comando da cidade"

Postar um comentário

0 Comentários