A comediante Evelin Camargo usou as redes sociais para contar que foi diagnosticada com um tumor relacionado ao uso de prótese de silicone. No vídeo, publicado na segunda-feira (2/2), ela conta que preferiu divulgar o quadro de saúde para alertar outras pessoas sobre os riscos, e não para assustar.
“Há uma semana eu fui diagnosticada com linfoma anaplásico de grandes células causado pelo implante de silicone“, contou. “Do dia para a noite o meu seio esquerdo triplicou de tamanho. Fui para o hospital, fiquei muito nervosa, inicialmente todo mundo achou que era uma ruptura de prótese”, lembra.
Evelin conta que fez uma cirurgia de redução de mama em dezembro de 2019, quando colocou próteses pequenas apenas para modelar o formato dos seios. Seis anos depois, em dezembro de 2025, ela notou o aumento repentino da mama.
O exame de ressonância magnética mostrou que a prótese estava inteira, mas rodeada de um líquido, chamado de seroma tardio. Exames posteriores confirmaram se tratar de um linfoma anaplásico de grandes células associado a implantes mamários (BIA-ALCL).
O ginecologista e mastologista Alexandre Pupo Nogueira, membro do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês, explica que o BIA-ALCL é um tipo raro do linfoma não Hodgkin (LNH), um câncer do sistema linfático que se desenvolve na cápsula fibrosa que o corpo produz ao redor da prótese. Ele não é um câncer originário da mama, mas sim da cápsula formada ao redor do implante.
“A causa deste tipo de linfoma não é bem definida, mas ele está muito associado a implantes mamários de superfície texturizada. O atrito entre a prótese e a cápsula acaba gerando uma inflamação crônica, com a possibilidade de surgir uma película de bactérias que estimula o sistema imune, fazendo com que algumas células degenerem e formem o linfoma”, explica Nogueira.
O cirurgião plástico Wendell Uguetto, membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, esclarece que de forma geral os implantes de silicone são seguros. Os lisos e microtexturizados não têm demonstrado aumento de do número de linfomas. “Esse tipo de prótese faz uma dupla cápsula. Possivelmente isso acaba irritando mais o organismo do que outros tipos de texturas usadas”.
Tratamento
O tratamento para o BIA-ALCL é cirúrgico, com a retirada do implante da cápsula. “Uma vez retirado cirurgicamente, o tratamento está completo, não sendo necessário quimioterapia nem radioterapia na grande maioria das vezes”, explica Uguetto.
Prevenção
A melhor forma de prevenção é o acompanhamento. Pessoas com prótese precisam fazer o rastreamento anual de câncer de mama, com mamografia, ultrassom das mamas e, quando necessário, ressonância magnética,
Também é extremamente importante se atentar a alguns sinais e sintomas que podem sugerir esse tipo de linfoma. Entre eles, os médicos apontam:
- Enrijecimento súbito;
- Vermelhidão ou feridas que não cicatrizam;
- Aumento do tamanho de uma das mamas;
- Acúmulo de líquido (seroma);
- Dor repentina.
Segundo o ginecologista e mastologista Alexandre Pupo Nogueira, o sinal mais importante é o aumento repentino do tamanho de uma das mamas. “Imagine que, de uma semana para a outra, um dos lados fica visivelmente maior, mais inchado, e a pele esticada. Isso ocorre pelo acúmulo de líquido ao redor da prótese ocasionado pela doença”, conta.
Quando o paciente tem algum desses sintomas, é preciso investigar. O diagnóstico precoce aumenta as taxas de sucesso do tratamento.
“O principal conselho é: se perceber qualquer mudança significativa na mama, é importante procurar um médico. Não pode esperar por muito tempo. Tem que marcar consulta com mastologista e cirurgião plástico o mais rápido possível”, alerta o médico.
Próteses de silicone precisam ser trocadas?
Segundo o cirurgião plástico Wendell Uguetto, os implantes só precisam ser trocados em casos de contratura capsular (endurecimento progressivo), rompimento ou quando há queixa de assimetria das mamas — quando elas cedem com o envelhecimento, ganho de peso ou gestação.
“Eu resolvi gravar isso para vocês entenderem o que está acontecendo, mas também para ficar como um alerta, não ficar como um terror do tipo ‘tirem as suas próteses’ ou ‘nunca mais coloquem prótese de silicone’, mas para vocês fazerem acompanhamento e ultrassom com qualquer coisa anormal que aconteça”, contou Evelin.
Source link
https://chumbogrossodf.com.br/entenda-o-cancer-associado-a-protese-de-silicone-identificado-em-atriz/?fsp_sid=254369
0 Comentários