
Para manter o intestino funcionando bem, é necessário que alguns fatores funcionem juntos, como a absorção de nutrientes e até o equilíbrio do organismo como um todo.
Sintomas como constipação, sensação de estufamento e irregularidade na hora de ir ao banheiro geralmente estão associados a hábitos ruins, como má alimentação, pouca ingestão de água e rotina sedentária.
O Metrópoles reuniu os sete principais cuidados para ajudar o seu intestino a funcionar melhor. Confira:
1 – Varie os grupos alimentares durante o dia
É importante ter uma alimentação diversa. Só assim é possível obter os vários tipos de nutrientes que são importantes para o corpo. Frutas, hortaliças, leguminosas, cereais, laticínios e grãos devem aparecer de forma equilibrada nas refeições: quanto maior a variedade, melhor tende a ser a resposta do intestino.
“Alimentos ricos em fibras, como frutas e hortaliças com casca, folhosos e alimentos integrais, podem ser bons aliados para o funcionamento intestinal. A recomendação é de 25 a 30g de fibras por dia para adultos saudáveis”, ensina o nutricionista João Abreu, do Hospital Brasília, da Rede Américas.
2 – Reduza o consumo de ultraprocessados
Alimentos ricos em açúcar adicionado e gorduras saturadas geralmente têm poucas fibras e muitos aditivos. Por isso, o consumo frequente de ultraprocessados pode prejudicar o intestino, deixando a microbiota intestinal desequilibrada.

3 – Mantenha boa hidratação todos os dias
As fibras só cumprem a sua função real — ajudar no movimento do intestino — se o consumo de água for suficiente. Sem a hidratação certa, elas podem acabar até agravando a constipação. A recomendação geral é ingerir cerca de 35 ml de água por quilo de peso corporal, distribuídos ao longo do dia. Ou seja, uma pessoa de 70 kg deve beber cerca de 2,5 litros por dia.
4 – Evite pular refeições
Ter sempre os mesmos horários para comer ajuda o intestino a criar um padrão de funcionamento. Se as refeições acontecem sempre nos mesmos períodos, o organismo se adapta e o trânsito intestinal geralmente fica mais previsível.
Por outro lado, pular refeições pode desorganizar esse ritmo e dificultar a digestão e a regularidade do intestino. Comer em intervalos regulares também ajuda na maior saciedade e melhor aproveitamento dos alimentos.
6 – Mastigue bem os alimentos
A digestão, ao contrário do que muitos pensam, não começa no estômago, mas sim na boca. Por isso, mastigar do jeito certo facilita o trabalho do sistema digestivo e diminui a sobrecarga do intestino. Comer com calma também ajuda a reconhecer os sinais de fome e saciedade.
7 – Pratique atividade física regularmente
O movimento do corpo está muito relacionado com o movimento do intestino. Caminhadas, musculação e outras atividades orientadas ajudam o órgão a se regular e a saúde metabólica como um todo.
“Os hábitos que mais atrapalham o funcionamento do intestino estão geralmente ligados à falta de cuidados nutricionais (dieta pobre em fibras, baixa ingestão de água), e sedentarismo. A prisão de ventre (constipação) e a disbiose (desequilíbrio da flora intestinal) são as principais consequências”, explica o nutrólogo Eduardo Pastorelli, do Hospital São Lucas Copacabana.
Além desses cuidados, é importante lembrar que o funcionamento do intestino varia de pessoa para pessoa. Fatores como metabolismo, emoções e condições clínicas também podem interferir nesse processo.
Source link
https://chumbogrossodf.com.br/nutricionista-ensina-7-maneiras-eficazes-de-ajudar-o-seu-intestino/?fsp_sid=252187
0 Comentários