Eleições: Com cenário de 70% de indecisos, tudo poderá acontecer...É só ler

  





 Os grupos politicos do DF estão em plena movimentação com vistas ás eleições de 2026. Mas esse movimento parece que não anda convencendo muito o eleitorado que se mostra arredio as investidas e porque não dizer sem acreditar muito nas propostas apresentadas até o momento.

O cenário atual apresentou nas últimas três pesquisas pré-eleitorais uma média de 70% de eleitores que se mostram indecisos se as eleições fossem hoje. O que essa quadro mostra para os analistas e estudiosos politicos é que tudo pode acontecer até outubro do ano que vem e não existe de fato nenhum favorito até esse momento.

Polarização só para presidente, no DF é diferente para demais cargos

Enquanto o eleitorado do DF anda meio que polarizado para a futura eleição presidencial, esse mesmo cenário não podemos afirmar para os cargos de; deputado distrital, federal, senador e para o GDF. É sempre bom lembrar que toda e qualquer posição que hoje alguém ocupe nos levantamentos pré- eleitorais de momento, são fixado em cima dos 30%  do eleitorado que se mostram com disposição do voto antecipado. Enquanto 70% observa tudo e a todos para definirem o voto no ano que vem.



 Compasso de espera

Esse é o sentimento do eleitor do DF nesse momento quando se colocaram para responder os últimos três levantamentos pré- eleitorais. Na avaliação da grande maioria o momento é de indecisão por acreditarem que ainda está cedo para qualquer posicionamento. Dar a impressão que esperam novidades na lista de nomes para a disputa legislativa e executiva.



Luz amarela na CLDF

Os deputados distritais andam ressabiados com os números das ultimas pesquisas, eles sabem que reeleição é uma eleição dentro da outra, qualquer erro estratégico da coordenação politica ou mesmo uma derrapada inesperada no comportamento e ações por parte dos nobres parlamentares, poderá mandar a vaca para o brejo antes do prazo.  

Com mais de 70% sem uma definição em quem votar para distrital, o eleitorado do DF mostra que esperam um pouco mais dos nossos deputados e deixam uma sinalização clara que a conquista pelo voto será ainda mais difícil no ano que vem.


Está aberto o mercado dos apoios para distrital

Como todos sabem a eleição para distrital já está nas ruas foi antecipada e os fechamentos politicos estão em velocidade acelerada dentro das cidades satélites. Tem gente ai acreditando que poderá ser eleito em 2026 firmando acordos pós convenção partidária, mero engano!  Nesse período os grupos para a eleição já estarão formados há muito tempo e vamos ter alguns deputados distritais com a reeleição em risco. Podemos arriscar em 40% no cenário de hoje.

A verdade é que a pré-campanha de distrital começou a tomar forma com ritmo de campanha, faltando apenas as definições partidárias e a organização do processo interno de cada grupo politico. Nas bolsas de aposta tem gente acreditando que dos nomes que serão lançados para a CLDF, teremos 80 nomes com capacidade real de garantir uma cadeira no parlamento do DF em 2026. Seria na matemática dos analistas uma disputa 3/1.


Deputados Federais e a dura luta da reeleição

As pesquisas atuais não andam nada animadoras para boa parte do atuais deputados federais que sonham com a reeleição. Tem uma tropa de choque vindo com a "faca nos dentes" e dispostos a destronar os atuais parlamentares do DF na Câmara Federal.

A eleição para federal no ano que vem  mostrará a força das federações e a demonstração clara que garantir uma reeleição não será briga para amadores. No meio dessa estrada para reeleição alguns percalços poderão surgir para a grande maioria deles e quem não estiver preparado para encarar esse mar revolto é melhor nem arriscar entrar nas águas.



Tem estreante com cara de favorito, mas....

Na disputa federal teremos nomes fortes com disposição de sobra por uma das oito cadeiras no parlamento federal. O PT do presidente Lula e o campo da direita bolsonaristas estarão montando uma guerra campal para garantir o maior número de deputados federais com vistas ás eleições do ano que vem.


Tem 'cavalo paraguaio'

Na disputa para deputado federal no DF vamos conhecer favoritos que vão "chegar chegando" e não podemos desconsiderar os chamados "cavalos paraguaios" que se mostram competitivos na campanha eleitoral, mas na abertura das urnas a densidade eleitoral vira fracasso inesperado. 

Um alerta que vem sendo dado aos atuais deputados e aos estreantes para deputado federal é que apostar todas as fichas nas chamadas campanhas casadas com deputados distritais poderá não surtir os efeitos esperados. Então, fica a dica que será importante a campanha independe na busca do voto e usar as dobradinhas com os distritais como somatória para uma possivel vitória.


A briga pelo Senado será uma guerra

O cenário de hoje para garantir uma cadeira no Senado Federal será uma 'briga de gigantes' que podermos ter no ringue eleitoral nada mais nada menos que; Michelle Bolsonaro, Ibaneis Rocha, Leila Barros, Erika Kokay, Sebastião Coelho, Bia Kicis dentre outros.

Indecisos podem decidir as duas vagas

Nas últimas pesquisas o número de indecisos são assustadores,  numa analise de hoje podemos afirmar que nada está decidido e que muita água vai passar debaixo dessa ponte. No horizonte bolsonarista a ex- primeira dama Michelle Bolsonaro aparece em destaque nas intenções de votos ao senado, enquanto no eleitorado de centro Ibaneis Rocha lidera com certa folga.


A esquerda já definiu os nomes

Na linha mais á esquerda a atual Senadora Leila Barros, aparece liderando a briga do senado dentro dessa corrente politica, um pouco á frente da deputada federal Erika Kokay que vem colada e no retrovisor da Senadora do PDT.

A direita bem distribuída

No retrovisor de Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha no campo da direita vem a deputada federal Bia Kicis e o ex- desembargador considerado bolsonarista raiz, Sebastião Coelho. Tem gente acreditando que a atuação da deputada Bia Kicis na CPMI do INSS poderá se transformar num divisor de águas para a parlamentar continuar sonhando em virar senadora no ano que vem.


Ibaneis e sua dupla missão

O governador Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro são os nomes considerados fortes para eleição do Senado no ano que vem. Agora, Ibaneis precisa assimilar duas missões; continuar crescendo , evitar desgastes desnecessários daqui para frente e construir uma ponte até a eleição com eleitorado bolsonarista. Condições ele tem de sobra.

Dobradinha com distritais podem definir a vitória de Ibaneis

Não podemos negar que os atuais deputados distritais poderão ser um peso importante e porque não dizer fundamental para o futuro politico de Ibaneis Rocha na campanha eleitoral, afinal, já foram testados nas urnas á  quatro anos atrás e a capacidade de transferência de votos se torna ainda maior para o projeto ao senado do governador do DF. 


E a briga pelo GDF, como andam as coisas ?

Os números das últimas pesquisas pré- eleitorais mostram em sua maioria, a liderança da vice- governadora Celina Leão. A leoa certamente anda articulando com seus aliados e estrategistas politicos como fazer para a consolidação do seu nome com vistas á 2026. Nas rodas de conversas dizem que poderia está melhores os números. Mas tempo ela terá de sobra e quando pegar  a caneta na mão em abril do ano que vem, o jogo poderá virar ainda mais em favor da vice governadora.

Eleitor observando e observando

O sentimento do eleitorado do DF nesse momento está em compasso de espera na briga pela sucessão de Ibaneis Rocha. Existem perguntas que muitos fazem, mas evitam aparecer para não ficar mal na fita. Mas vamos refletir em algumas delas; 

- Teremos novidades na lista de futuros candidatos ao GDF? 

- Os nomes serão esses que se apresentam ou alguém vai desistir ?

 -  Outros grupos politico estão em formação no silêncio dos bastidores?.

 - E a esquerda vai conseguir um nome competitivo para o GDF? 

 -E os corredores do poder judiciário estão em movimento para impedir algum nome para a disputa ao GDF?

 Só o tempo vai se encarregar de dar essas respostas.

A verdade é que o número de indecisos para o GDF mesmo considerado muito alto,  a cada movimentação politica dos grupos partidários a cena muda e os personagens ganham seu protagonismo natural na disputa eleitoral. Mas no cenário de hoje, não podemos negar que Celina Leão leva vantagens sobre todos até o momento.

_________________________________________________________________________








Postar um comentário

0 Comentários