CPI do STF já tem número mínimo de apoio no Senado

 Alessandro Vieira diz que objetivo é "resgatar a confiança dos brasileiros nas instituições"

Senador Alessandro Vieira (MDB-SE) é autor do requerimento para criação da CPI | Foto: Senado Federal do Brasil

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) afirmou nesta segunda-feira (9) ter alcançado o número mínimo de assinaturas para protocolar um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado a fim de investigar a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli no caso Banco Master.

Para a abertura da CPI são necessárias 27 assinaturas. Até a tarde desta segunda, o requerimento já contava com 29. De acordo com Vieira, a coleta continuará para garantir uma base mais ampla antes do protocolo oficial.

“Sem condenação antecipada, vamos realizar uma investigação absolutamente necessária para resgatar a confiança dos brasileiros nas instituições”, afirmou.

Entre os 29 senadores que assinaram o requerimento estão Sergio Moro (União-PR), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Damares Alves (Republicanos-DF), Marcos Pontes (PL-SP) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que aderiu após o número mínimo já ter sido alcançado.

A oposição no Senado tem liderado a articulação contra os ministros do STF. Paralelamente, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou que pretende protocolar um pedido de impeachment contra Moraes. Caso seja apresentado, caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), decidir se dará andamento ao pedido de CPI ou aos processos de impeachment, conforme prevê a legislação.

Segundo informações extraídas do celular de Vorcaro, o banqueiro teria relatado a Moraes negociações envolvendo a venda do banco e discutido um “inquérito sigiloso” que tramitava na Justiça Federal de Brasília. As mensagens também indicam que Vorcaro consultou uma lista de convidados de um fórum jurídico realizado em Londres em 2024.

Postar um comentário

0 Comentários