Ginecologistas listam as 5 principais razões de atraso na menstruação





A menstruação atrasada geralmente causa uma preocupação instantânea com a possibilidade de gravidez. Mesmo que essa seja sempre a primeira hipótese a ser considerada, existem algumas outras razões para o atraso, muitos deles ligados ao funcionamento dos hormônios e a mudanças na rotina da mulher.


O ciclo menstrual depende de um equilíbrio entre o cérebro, os ovários e a produção adequada de hormônios. É por isso que mesmo mudanças temporárias nesse sistema já são suficientes para adiar a ovulação e atrasar a descida da menstruação.


Especialistas ouvidos pelo Metrópoles listaram as cinco principais razões de atraso na menstruação, além da gravidez. Confira:



1 – Estresse e mudanças na rotina


Situações de muito estresse, noites mal dormidas, excesso de trabalho e questões emocionais alteram a produção de hormônios no cérebro que controlam o ciclo menstrual. Contextos de mudanças bruscas na rotina ou até alteração de fuso horário também podem interferir no funcionamento do corpo.


Essa desorganização afeta o ritmo de liberação dos hormônios que comandam o ciclo menstrual, e por isso, quando esses hormônios variam, a ovulação pode atrasar ou até não ocorrer naquele mês. Sem ovulação no tempo esperado, a menstruação também demora a descer.


2 – Emagrecimento rápido e exercício em excesso


Perda de peso acelerada, dietas muito restritivas e treinos de intensidade alta diminuem a disponibilidade de energia do organismo. Com menos gordura corporal e pouca ingestão de calorias, o corpo reduz a produção de hormônios sexuais. Esse mecanismo de “economizar” faz com que a ovulação falhe ou ocorra mais tarde, prolongando o ciclo e atrasando a menstruação.


3 – Uso, troca ou suspensão de anticoncepcionais


Métodos hormonais controlam artificialmente o ciclo menstrual. Por isso, ao iniciar, trocar ou interromper o uso, o organismo precisa de um período de adaptação para retomar o funcionamento natural dos ovários. 


Durante essa fase, o ciclo pode ficar irregular, com atrasos pontuais ou ausência temporária de menstruação. Em geral, a regularidade do ciclo volta depois de alguns meses.


Foto colorida de anticoncepcional hormonal combinado oral - Ginecologistas listam as 5 principais razões de atraso na menstruação - Metrópoles
Apesar de acontecer, nem toda irregularidade com a menstruação depois de trocar o anticoncepcional indica problema de saúde

4 – Doenças associadas à alterações hormonais


Algumas condições de saúde podem interferir e atrasar o processo de menstruação. Dentre as principais doenças, destacam-se:



  • Síndrome dos ovários policísticos (SOP): dificulta a ovulação e faz com que o ciclo fique mais longo ou irregular.

  • Distúrbios da tireoide: quando a glândula funciona mais ou menos do que o normal, interfere nos hormônios que controlam a menstruação, causando atrasos.

  • Prolactina elevada: níveis altos do hormônio fora da gestação podem bloquear a ovulação e levar à ausência ou irregularidade do ciclo.

  • Insuficiência ovariana prematura (menopausa precoce): ocorre quando os ovários passam a produzir menos hormônios antes do esperado, o que provoca atrasos repetidos e, com o tempo, a interrupção da menstruação.


“A síndrome dos ovários policísticos é um diagnóstico menos comum do que se imagina. Fala-se muito, mas, na prática, a maioria das mulheres não têm a condição. Os atrasos menstruais costumam estar mais ligados ao estresse e a outros fatores do dia a dia, embora essas condições também possam estar associadas”, afirma a ginecologista Raquel Magalhães, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

5 – Infecções, inflamações e causas estruturais


Infecções e inflamações ginecológicas, em geral, não atrasam a menstruação. O que costuma mudar é o jeito como o sangramento acontece: o fluxo pode ficar mais intenso, surgir dor mais forte e ocorrer sangramento fora do período esperado. Por isso, muitas mulheres podem perceber o ciclo “diferente”, mas não exatamente atrasado.


Já problemas na estrutura do útero ou do colo do útero podem impedir que o sangue saia normalmente. Nesses casos, a menstruação até é produzida pelo organismo, mas não consegue escoar como deveria, o que dá a sensação de atraso.


Sinais de que o atraso precisa de acompanhamento médico


Atrasos pontuais são comuns, podem acontecer e, na maioria das vezes, não indicam um problema de saúde. O ponto de atenção surge quando o ciclo atrasa com frequência ou a menstruação deixa de vir por vários meses seguidos.


“Pequenos atrasos isolados podem ocorrer. Contudo, quando os ciclos se tornam repetidamente irregulares, atrasos persistentes ocorrem ou há sintomas como ganho de peso rápido, acne persistente, queda de cabelo, sudorese noturna e alterações do sono, uma avaliação médica é recomendada para investigar causas hormonais, ginecológicas ou metabólicas”, orienta a ginecologista Jéssica Wolff, da Maternidade Brasília, da Rede Américas.

Nesses casos, alguns exames como teste de gravidez, dosagens hormonais e avaliação clínica podem ajudar a identificar a causa do atraso e a definir a melhor conduta de tratamento.






Source link

https://chumbogrossodf.com.br/ginecologistas-listam-as-5-principais-razoes-de-atraso-na-menstruacao/?fsp_sid=258169

Postar um comentário

0 Comentários